imagem de protestos de 19 de março, são Paulo, 1964; 15 de março de 2015, Rio de janeiro.
As imagens acima retratam dois momentos singulares da História Política do Brasil: a conjuntura pré-golpe de 1964, momento em que se deu a destituição de João Goulart, e as recentes manifestações contra o atual governo brasileiro. Em comum aos dois processos, destaca-se o apoio à tomada de poder pelos militares.
Identifica-se o seguinte argumento comum às duas manifestações a favor da intervenção militar:
A)Defesa dos preceitos fundamentais da democracia liberal burguesa, como a liberdade de expressão.
B)Crítica às políticas públicas, vistas como incapazes de controlar a inflação e promover o desenvolvimento do país.
C)Defesa do catolicismo e da “família tradicional” como sustentáculos dos valores cristãos da sociedade brasileira.
D)Incapacidade do Governo Goulart e do Governo Dilma de atender às demandas dos movimentos sociais e das minorias.
E)Oposição diante da dependência da economia brasileira frente ao capital estrangeiro manifesta na defesa incondicional do nacionalismo econômico.
Soluções para a tarefa
Resposta: B)Crítica às políticas públicas, vistas como incapazes de controlar a inflação e promover o desenvolvimento do país.
Explicação:
Os movimentos que solicitam o advento de formas de governo militares afirmam que essa medida é a maneira pela qual uma suposta ordem social poderá ser estabelecida. Está correta a letra b.
Os governos militares
Critica-se amplamente, tanto na manifestação e golpe de 1964, quanto na conjuntura moderna, a ideia de que as políticas públicas atuais não são eficientes para o controle da inflação, o que impede o desenvolvimento do país.
Entretanto, é importante recordar que os períodos em que o governo militar esteve frente à administração pública, crimes contra os direitos humanos foram registrados, o que não pode ser aceito numa democracia.
Saiba mais sobre os Governos militares em: https://brainly.com.br/tarefa/9351675
#SPJ2