II ATIVIDADE REMOTA DE HISTÓRIA Guerra do Afeganistão de 1979 A Guerra do Afeganistão começou em 1979, quando as tropas soviéticas invadiram o país para depor o presidente Hafizullah Amin, e estendeu-se por dez anos. A Guerra do Afeganistão começou em 1979, quando a União Soviética invadiu o país. A invasão estendeu-se por dez anos e foi extremamente penosa até mesmo para os soviéticos, causando-lhes milhares de mortes, além do forte impacto financeiro sobre o país. Esse conflito inseriu-se no contexto da Guerra Fria, e os adversários dos soviéticos foram amplamente financiados pelos Estados Unidos. Antecedentes Ao longo do século XX, o Afeganistão havia tido uma relação amistosa com os governos soviéticos. Sobretudo a partir da década de 1950, o governo soviético passou a fornecer auxílio humanitário, econômico e militar ao governo afegão, além de ter sido responsável por diversas obras de infraestrutura no Afeganistão. A relação entre ambos abalou-se um pouco por conta das turbulências políticas enfrentadas pelo Afeganistão durante a década de 1970. Primeiramente, um golpe de Estado colocou fim à monarquia afegã e levou Mohammed Daoud Khan ao poder. Esse governo, no entanto, não agradava aos soviéticos, por causa de sua aproximação com países como lugoslávia e Irã. O governo de Daoud Khan passou a sofrer forte oposição de um partido comunista do Afeganistão conhecido como Partido Democrático do Povo Afegão (PDPA). Em abril de 1978, o agravamento das relações entre os dois lados levou o PDPA a realizar um golpe de Estado que destituiu Daoud Khan do poder e transformou Nur Muhammad Taraki no novo presidente do país. Esse golpe ficou conhecido como Revolução de Saur e é caracterizado pelos historiadores como a ascensão dos comunistas ao poder do Afeganistão. O governo de Taraki passou a implementar uma série de transformações no país,
01: Durante a década de 1970, o Afeganistão transformou-se em uma nação comunista graças a um evento conhecido como:
a) Revolução de Saur
b) Revolução de Cabul
c) Revolução Taraki d) Revolução Dari
e) Revolução do Povo Questão
02: As forças rebeldes afegãs, conhecidas como Mujahidin, eram grupos fundamentalistas islâmicos que estavam insatisfeitos com as reformas promovidas pelos comunistas no país. Os mujahidin tiveram amplo apoio dos EUA, que forneceu armas e treinamento militar aos rebeldes afegãos. Anos depois, parte desses fundamentalistas fundou uma organização terrorista conhecida como:
a) Hezbollah
b) ETA
C) Al-Shabab
d) Boko Haram
e) Talibă
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
1° A) Revolução de Saur.
A transformação do Afeganistão em uma nação comunista ocorreu a partir da Revolução de Saur, que aconteceu em abril de 1973. Com essa revolução comunista, o presidente Daoud Khan foi destituído (e executado) e Taraki assumiu o controle do país.
2° E) Talibã
O Talibã exerce grande controle no Afeganistão, sendo um grupo terrorista organizado que objetiva retirar componentes de outas nações de seus territórios, especialmente dos Estados Unidos e Europa, também chamados de invasores.
elianamiana581:
obgg vc pd mim aiuda mais em algumas atitudes??
Perguntas interessantes