Igualdade social, liberdade de pensamento, ação e soberania popular são manifestações do Iluminismo, que basicamente se caracterizou como: *
A) o movimento de retorno aos valores místicos e transcendentes anteriores ao Renascimento
B) uma substituição da religião da tradição e da ordem absolutista pelo pensamento racional em prol do liberalismo político e econômico.
C) uma ilusão social fundada na ideologia Cristã, base das correntes humanistas do Ocidente.
D) uma reação contrária a sistematização do saber e a soberania popular.
Soluções para a tarefa
RESPOSTA LETRA B , “Somos todos iguais? Temos os mesmos direitos?” Essas perguntas são fáceis de serem respondidas, não é mesmo? Isso porque o princípio da igualdade nos iguala em relação a nossos direitos e obrigações. Mas também sabemos que, apesar de termos os mesmos direitos, esses direitos nem sempre conseguem abarcar a todos de maneira igual, pois existem certas particularidades entre indivíduos.
É devido a tais particularidades que existem direitos diferentes para corrigir desigualdades, falta de oportunidades e discriminações, por meio do princípio da equidade, a fim de atingir a chamada justiça social.
Resposta:
A igualdade social, liberdade de pensamento, ação e soberania popular são todos aspectos do iluminismo, que foi uma de abandono do pensamento religioso e nobre do período medieval por um novo modelo de mundo, guiado pelo racionalismo e pelo liberalismo econômico.
O iluminismo foi responsável por influenciar diversos intelectuais da Europa e de todo o mundo, tendo sido responsável indiretamente pela Revolução Francesa, um fato marcante para a história mundial.
Letra B.