(IFSC)
“O verdadeiro vilão da pressão arterial é um componente que está dentro do sal: o sódio. O consumo exagerado do sal está relacionado ao aumento no risco de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças renais, entre outras. [...] O brasileiro consome diariamente uma média de 12 gramas de sal nas refeições. O consumo recomendado pela OMS é de no máximo 5 gramas por dia.”
(Disponível em: . Acesso em: 5/5/2015.)
Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o tema, assinale [...] a soma da(s) proposição(ões) correta(s).
1)
O risco de algumas doenças crônicas não transmissíveis relacionadas ao consumo exagerado de sal, como as citadas no texto, poderá aumentar em indivíduos que ingerem pouca água diariamente.
2)
O sódio é excretado do corpo principalmente através da urina. Além do sódio, os componentes principais da urina são glicose, ácido úrico e água.
4)
As regiões do rim relacionadas com a excreção de sódio (Na+) são os néfrons.
8)
O sódio possui um papel importante na propagação do impulso nervoso. Durante a despolarização de um neurônio, ocorre a saída de íons de sódio da célula nervosa para o meio extracelular.
16)
A pressão arterial é a medida da pressão que o sangue exerce sobre as artérias quando o ventrículo esquerdo do coração está em sístole e diástole, respectivamente.
Soluções para a tarefa
Olá!
As afirmativas 1, 4, 8 e 16 estão corretas.
Esse composto é muito influente em todo o corpo, inclusive nos impulsos nervosos e na pressão arterial, além de doenças cronicas.
O sódio está diretamente ligado a secreção de um hormônio chamado aldosterona, quando menos sódio tiver no organismos, maior será a secreção desse hormônio.
Resposta:
Alternativas 01+04+16 ---- Somatório: 21
Explicação:
1) CORRETA - A ingestão de pouca água aumenta a concentração de sódio (Na) na corrente sanguínea e aumentando o risco a essas doenças.
2) INCORRETA - Os principais constituintes da úrina são: água, ureia, sais minerais e ácido úrico.
4) CORRETA - Os néfrons são as unidades funcionais dos rins, que promovem a filtração do sangue, excreção de resíduos (como o sódio) e reabsorção de nutrientes.
8) INCORRETA - Durante a despolarização ocorre a ENTRADA de íons sódio (Na+) para o meio intracelular.
16) CORRETA - A pressão arterial é medida pela combinação da Pressão Sistólica (em geral 120mmHg) com a Pressão Diastólica (80 mmHg), por isso o normal é 12x8.