Filosofia, perguntado por eitagabss, 11 meses atrás

IFRS - adaptada) Leia o texto.

Precisamente nisso enxerguei o grande perigo para a humanidade, sua mais sublime sedução e tentação – a quê? Ao nada? –; precisamente nisso enxerguei o começo do fim, o ponto morto, o cansaço que olha para trás, a vontade que se volta contra a vida, a última doença anunciando-se terna e melancólica: eu compreendi a moral da compaixão, cada vez mais se alastrando, capturando e tornando doentes até mesmo os filósofos, como o mais inquietante sintoma dessa nossa inquietante cultura europeia; como o seu caminho sinuoso em direção a um novo budismo? A um budismo europeu? A um – niilismo?...

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio de: SOUZA, Paulo César de. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 11-12.

 

Com base no fragmento e considerando a totalidade do pensamento de Friedrich Nietzsche, analise as afirmativas a seguir e assinale a incorreta.

Escolha uma:

a. Uma das expressões mais conhecidas de Nietzsche, com a qual o autor inicia suas análises sobre o niilismo, é o fragmento dedicado à morte de Deus. No aforismo de A Gaia Ciência, a morte de Deus conduz-nos ao diagnóstico da ausência de justificações absolutas e de orientações para o alcance do sentido da vida.

b. A disposição de afastar-se da aparência, da mudança, do vir a ser, do desejo, conduz o humano à vontade de nada, uma renúncia da vida que se configura como causa do niilismo.

c. Nietzsche reconhece a ambiguidade do conceito de niilismo. Eis a razão pela qual ele diferencia o niilismo ativo do passivo. O niilista ativo é o “espírito livre" que reconhece e utiliza sua potência para ir além dos valores tradicionais. Já o niilista passivo é o espírito cansado que se subordina à decadência dos valores religiosos e morais.

d. Uma das adversárias de Nietzsche é a moral da compaixão, pois nela se intensifica a decadência, a miséria e sua conservação. Sob a afirmação de “Deus" ou do “além", como aquilo que genuinamente definiria a verdadeira vida, a moral da compaixão oculta o “nada".

e. A elaboração nietzschiana sobre o niilismo traz a oportunidade dele reconciliar-se com Immanuel Kant, julgando-o como aquela honrosa exceção que, em pleno século XVIII, salvaguardou o pensamento alemão dos ataques da metafísica. Na opinião de Nietzsche, o imperativo categórico é o antídoto ao niilismo.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
25
Olá! 

A alternativa que melhor se aplica como correta é a letra A.


Partindo deste ponto, o pressuposto do niilismo nietzscheano, dialoga com fato do Deus morto ser o Deus cristão, que serve de representação para a figura de cristo.

Além disso, os ideais, as normas, os princípios, os fins, os valores que, colocados acima do mundo terreno, reforçavam sua orientação e sentido, onde a partir da negação 
do mundo supra sensível surge um esvaziamento do mundo sensível, que segundo o filósofo torna privada a consistência da razão do ser humano.

Até a próxima. 
Perguntas interessantes