((IFPI) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí ) - QUESTÃO Opção entre liberdade de comércio ou protecionismo e formação dos blocos econômicos A respeito do processo de formação dos blocos econômicos no mundo contemporâneo, podemos afirmar corretamente que: (A) o exemplo do Mercosul é ilustrativo do significado promissor desse processo. O bloco, organizado a partir do Tratado de Assunção de 1991, contou inicialmente com a participação do Brasil, da Argentina, do Uruguai e do Paraguai, mas o seu sucesso já trouxe como membros efetivos: Venezuela (2000), Chile (2007), Colômbia (2007), Bolívia (2008), Equador (2008) e Peru (2008); (B) são instituições de comércio internacional que visam barrar a lógica do processo de globalização, pois eles se fundamentam na estruturação de barreiras a toda a sorte de produtos oriundos de países externos aos blocos; (C) a participação do Reino Unido foi crucial para a assinatura do Tratado de Roma em 1957, uma vez que esse país é o símbolo maior do modelo econômico capitalista dentro do continente europeu. A importância desse país se refletiu em todas as etapas da integração, particularmente no processo de unificação da moeda, representando o primeiro país a adotar o euro; (D) o processo de formação de blocos econômicos no contexto da globalização atual teve início na década de 1930, refletindo uma resposta efetiva à crise econômica daquele contexto. A experiência pioneira foi representada pela zona de livre comércio formada entre Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Reino Unido, Alemanha e França; (E) refletem entendimentos entre os integrantes de um grupo de países que pretendem ampliar sua competitividade na economia mundial, por meio da integração de seus mercados e da expansão de suas empresas dentro desses mercados supranacionais. Suas etapas de consolidação iniciam-se com a zona de livre comércio, passando pela união aduaneira, pelo mercado comum, pela unificação monetária e da moeda, até atingir a unificação política.
Soluções para a tarefa
A alternativa A é verdadeira, pois representa corretamente a formação do Mercosul.
A alternativa B é falsa, pois o objetivo da formação de um bloco econômico não é barrar a globalização, mas garantir que ela ocorrerá do melhor modo possível para os países membros, aumentando a sua competitividade.
A alternativa C é falsa, pois o Reino Unido não só não foi o primeiro país a adotar o Euro como jamais o fez, estando em vias de abandonar a União Europeia sem tê-lo feito até hoje.
A alternativa D é falsa, pois a AELC foi assinada em 1944 e passou a vigorar em 1960, consideravelmente depois do período assinalado pela alternativa - 1930.
A alternativa E é falsa, pois a unificação política, a suspensão total das fronteiras em todos os sentido e a adoção de um sistema político único, não é, via de regra, o objetivo de nenhum bloco econômico.