IFMT) Pouca gente imagina o mundo de hoje sem computadores e sem celulares, e você deve estar neste momento curioso(a) para acessar seu e-mail e navegar pelas redes sociais. Para isso, é necessária a energia elétrica. Porém, a mobilidade de todos esses aparelhos não seria a mesma se não fossem as pilhas ou baterias, por meio de uma reação química entre seus componentes, elas geram energia elétrica. Dentre tantos tipos de pilhas encontradas atualmente, vale recordar que com dois eletrodos diferentes e uma ponte salina, podemos montar a clássica pilha de Daniell, conforme esquema a seguir.
Dado:
Ni2+(aq) + 2 e– → Ni(s) E0 = –0,23 V
Cd2+(aq) + 2 e– → Cd(s) E0 = –0,40 V
Sobre essa pilha de níquel-cádmio, componentes usados em muitas baterias de celulares. Nas condições-padrão, são feitas algumas afirmações. Assinale a afirmativa correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Com o tempo de funcionamento da pilha, a placa de cádmio terá sua massa aumentada.
Explicação:
Não dá para entender 100% do que o enunciado está pedindo com os dados que você informou. Mas como tenho acesso a uma pergunta parecida, posso fornecer dados a você que te ajude. E por isso calculei as coisas que mais podem ser prováveis, observe bem as afirmativas e compare com as minhas:
- O ânodo, ou seja, o polo positivo dessa pilha é o cádmio.
- O cátodo, ou seja, o polo negativo dessa pilha é o Níquel.
- Com o tempo de funcionamento da pilha, a placa de Níquel terá sua massa aumentada. Visto que o Ânodo é o cádmio, isto é, ele doa elétrons e com isso o Níquel aumenta de tamanho.
- A diferença de potencial (ddp), registrada no voltímetro, no início de funcionamento dessa pilha é 0,17 volts.
Isto pode ser verificado pela E0 (Potencial de Redução) Fornecido.
Espero ter ajudado. Bons estudos. ;)
Anexos:
Perguntas interessantes
Pedagogia,
9 meses atrás
Contabilidade,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás