Português, perguntado por heloisadrikeda, 1 ano atrás

IFMG – 2012 Quarto de empregada – Apto. 603 Sufocava. Não havia ar que chegasse naquele apartamento onde todos teimavam em respirar. E no pouco espaço ainda colocavam armários sofás poltronas mesas, tudo roubando o alimento de seus pulmões, ocupando o lugar de um fôlego. Precisava defender-se. Descobriu entre guardados uma lata de biscoitos Aymoré, gato angorá na tampa. Seria seu cofre. A partir daí, todo domingo subia ao Alto da Boa Vista, enchia a lata do ar mais puro, fechava com cuidado, e voltava. Guardava a lata na gaveta da cômoda, trancava à chave. E permitia-se longas prises antes de deitar e ao amanhecer, quando olhos fechados sorvia sopro de floresta. De todos, o melhor dia era segunda-feira, certeza de frescor ainda intato e gosto inalterado. Menos aquela última em que, abrindo a tampa e já dilatado o nariz, entroulhe no peito ardência, cheiro acre. E olhando para dentro da lata viu sólida num canto a indústria aterradora, galpões e torres, fábricas de monóxido pelas chaminés. Quanto às marcas dos gêneros literários, conclui-se que Quarto de empregada – Apto. 603 A é um exemplar do gênero épico, uma vez que a personagem principal é retratada como heroína por viver sem respirar dentro de um pequeno apartamento. B pertence ao gênero dramático, porque temos ações encenadas sucessivas da personagem e representações metafóricas de sua vida. C pertence ao gênero lírico, apesar de ser um texto em prosa, pois o eu lírico conta suas experiências e expõe seu mundo exterior de forma bastante pessoal. D pertence ao gênero narrativo, pois um narrador conta uma história que se desenvolve num tempo e num espaço, envolvendo uma personagem. E representa a confluência de gêneros literários, pois a narrativa incorpora traços das crônicas jornalísticas e das epopeias clássicas.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
11

O texto em questão é uma narrativa, que muito se assemelha com uma crônica jornalística. É correta a alternativa D.

Não há aqui, propriamente, elementos das epopeias clássicas, não havendo um discurso de caráter mítico e nem a presença de um herói que tem um destino que é, por sua própria natureza, "sobrenatural".

Há uma narrativa, feita em um cenário claramente demarcado, que busca desenvolver a história de uma personagem.

Respondido por jalves26
7

Alternativa D.

Gênero narrativo.

O texto "Quarto de empregada" pertence ao gênero narrativo, pois um narrador conta uma história que se desenvolve num tempo e num espaço, envolvendo uma personagem. No caso, só há uma personagem, que é a empregada.

O texto conta a história de uma empregada que vive sufocada no quarto de um apartamento, que era muito pequeno e desconfortável. O narrador conta a rotina dessa empregada de forma até divertida, visto que a personagem guarda o ar puro que pega na rua em uma lata para trazer mais alívio ao sufoco que é o seu quarto.

O espaço em que se passa a narrativa é o seu quarto.

Perguntas interessantes