Português, perguntado por LucasSouza7888, 1 ano atrás

(Ifal) Leia este texto e responda à questão a seguir. Cientistas americanos apresentaram ontem resultados preliminares de uma vacina contra o fumo. O medicamento impede que a nicotina – componente do tabaco que causa dependência – chegue ao cérebro. Em ratos vacinados, até 64% da nicotina injetada deixou de atingir o sistema nervoso central. O Globo,18/12/99 Com relação à concordância verbal no último período do texto, é correto afirmar que (A) o verbo teria de ficar no plural concordando com o número percentual, que é núcleo do sujeito e está no plural. (B) é admissível a concordância no singular, porque o substantivo que especifica o número está no singular. (C) a concordância só é admitida no singular, haja vista “nicotina” ser o núcleo do sujeito. (D) a concordância no singular está errada, uma vez que o sujeito é “Em ratos vacinados”. (E) o verbo fica necessariamente no plural, independente da flexão do substantivo que o especifique, se o sujeito é um número percentual acima de 1%.

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
50
Vamos analisar cada alternativa por vez para poder ao final estabelecer qual é a resposta correta da questão:

a) Falsa. O núcleo do sujeito da sentença é "nicotina".

b) Falsa. Considerar admissível o uso do verbo no singular equivale a considerar possível o uso do plural, o que não é o caso.

c) Verdadeira. Trata-se exatamente da concordância correta.

d) Falsa. Não se trata da posição sintática correta.

e) Falsa. Todas as declarações não procedem.

Como a única alternativa verdadeira é a c, trata-se da resposta correta da questão.
Respondido por azevedomanhaeslucas
0

Resposta:

Letra B

Explicação:

Nesse caso a concordância é flexível. Se colocasse o verbo no plural ele concordaria com o 64%, e no singular ele se refere a nicotina.

Perguntas interessantes