Identifique qual é o Enredo, Climax, Desfecho do conto A Caçada da autora Lygia Fagundes Telles.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O conflito ocorre pelo fato de o personagem não saber que o peixe ainda estava vivo. Já o clímax ocorre no fato da personagem da faxineira contar a dificuldade que foi em matar a traíra. O desfecho da história ocorre quando o menino percebe o ocorrido e se sente cansado.
Explicação:
Grosso modo, “A Caçada” narra a história de um homem que ao adentrar uma loja de antiguidades é tomado por um estranho sentimento ao observar uma velha tapeçaria. O envolvimento do protagonista com a peça é tão profundo que ele parece sentir-se parte da história ali retratada.
Pode-se dizer que o curto enredo é narrado no passado, porém, os personagens colocam suas falas todas no presente. Vamos agora listar alguns importantes elementos do conto.
1 – Personagens: são dois, o homem e a dona, ou funcionária do antiquário (já que isso não está explícito). Uma importante constatação sobre os personagens é que em nenhum momento algum dele recebe nome ou características.
2 – Cenário: loja de antiguidades e o cenário retratado na tapeçaria.
3 – Narrador: responsável por descrever não apenas os personagens e os fatos, mas também, descrever minuciosamente cada cenário do conto.
4 – Discurso: um dos aspectos mais interessantes de “A Caçada” é a própria ambiguidade, já que existe um tipo de tensão entre o que é real e o que sobrenatural. Em grande parte é esse discurso o responsável por dar o tom de mistério ao conto. Para compreender melhor vamos a um trecho da história:
“Parece que hoje tudo está mais próximo – disse o homem em voz baixa. – É como se… Mas não está diferente?
A velha firmou mais o olhar. Tirou os óculos e voltou a pô-los. – Não vejo diferença nenhuma.
– Ontem não se podia ver se ele tinha ou não disparado a seta…
– Que seta? O Senhor está vendo alguma seta?”
Perceba que para cada questionamento em tom de incerteza do homem, a velha rebate com uma explicação plausível em tom de normalidade. Como já mencionado, é essa tensão a grande responsável por lançar sobre a narrativa um tom de mistério.
Os elementos que aqui foram listados são os grandes responsáveis pelo sucesso da história:
• Personagens;
• Narrador;
• Cenário;
• Discurso;
Se não fosse pelo diálogo ambíguo entre os personagens, pelas minúcias apresentadas pelo narrador, o cenário misterioso e bem detalhado, além do discurso provocativo que atinge em cheio a mente da personagem principal e a do leitor, é claro, “A Caçada” não passaria de um simples conto que narra uma visita cotidiana de alguém a uma loja de antiguidades.
Nada de mistérios, nada de sobrenatural, apenas um pedaço do cotidiano, mas, para nossa sorte, Lygia Fagundes Telles quis ser provocativa a ponto de fazer os próprios leitores desvendarem o final da história.