Português, perguntado por InfoWayMech, 1 ano atrás

identifique, nos textos a seguir, o tipo de discurso utilizado pelo narrador.

a) O homem acabou confessando que tinha aparecido um periquitinho verde sim, de rabo curto, não sabia que chamava Tuim. Ofereceu comprar, o filho dele gostava tanto, ia ficar desapontado quando voltasse da escola se não achasse mais o bichinho.


InfoWayMech: b) - Venho pedir pra meu pai por causa que estou muito contrariado.
InfoWayMech: - Como se chama ? Perguntou Exu.
InfoWayMech: - Macunaíma, o herói.
InfoWayMech: - Uhum... o maioral resmungou, nome principiado por Ma tem má-sina...
InfoWayMech: c) Fabiano pregou nele os olhos ensanguentados, meteu o facão na bainha. Podia matá-lo com as unhas. Lembrou-se da surra que levara e da noite passada na cadeia. Sim senhor. Aquilo ganhava dinheiro para maltratar as criaturas inofensivas. Estava certo ? O rosto de Fabiano contraía-se medonho, mais feio que um focinho. Hem ? Estava certo ?

Soluções para a tarefa

Respondido por ramon2017
8
O tipo de discurso é foco narrativo em terceira pessoa, pois o texto não há uso de outros tipos de pessoa, mas somente de terceira pessoa(Ele).

O homem(ele), acabou(ele), que tinha aparecido um periquitinho (ele) [...] '' Ofereceu comprar (Ele ofereceu comprar)....Prevalece o discurso narrativo em terceira pessoa.

InfoWayMech: Faz a B e C por favor.
InfoWayMech: Só dizer o discurso, sem nenhuma explicação
ramon2017: B) Venho pedir pra meu pai por causa que estou muito contrariado. = Primeira pessoa; (Eu) venho pedir pra meu pai [...]
ramon2017: C) Fabiano pregou nele os olhos ensanguentados, meteu o facão na bainha. Podia matá-lo com as unhas. Lembrou-se da surra que levara e da noite passada na cadeia. Sim senhor. Aquilo ganhava dinheiro para maltratar as criaturas inofensivas. Estava certo ? O rosto de Fabiano contraía-se medonho, mais feio que um focinho. Hem ? Estava certo ? ; Terceira pessoa, (Ele), Fabiano pregou nele os olhos ensanguentados...
InfoWayMech: Qual o discurso utilizado ?
ramon2017: Todos prevalecem o discurso de terceira pessoa.
Perguntas interessantes