História, perguntado por Joaunzinho47611, 1 ano atrás

Identifique, nos relatos de Richard Burton, ideias das teorias pseudocientíficas, como o darwinismo social e o evolucionismo social, que vigoraram na Europa ao longo do século XIX. (Braylin)

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
271
Olá, tudo bem?

A ciência do século XIX passava por uma crise ética e filosófica. As bases clássicas da filosofia foram abandonadas e agora a ciência servia para justificar a dominação europeia sob outras populações, além da escravidão e políticas como o Apartheid. O que se discutiu sobre igualdade nos séculos anteriores valia apenas os europeus, surgindo teorias absurdas como o darwinismo social e o evolucionismo social. Ambas as teorias atestavam que a sociedade europeia era mais evoluída e, por isso, deveria expandir-se sobre as outras.

Espero ter ajudado!

Nilce25: obrigada
Respondido por makmorales
32

Essas Ideias de teorias pseudocientíficas como o Darwinismo Social e o Evolucionismo Social acabaram surgindo e evoluindo na Europa durante o século XIX, motivadas principalmente pelo imperialismo e neocolonialismo.

Essas teorias pseudocientíficas eram usadas como desculpa pelos imperialistas para justificar seus domínios sobre outros povos, fazer guerras e explorar povos inteiros.

O Darwinismo Social e o Evolucionismo Social foram responsáveis por uma grande disseminação da eugenia, do racismo, da segregação racial e social, além de incentivar regimes como o nazista e fascista.

Vale apontar que essas ideias distorciam toda a teoria de Darwin, que não fazia acepção de pessoas.

Para mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/13685378

Anexos:
Perguntas interessantes