Identifique na atuação de José Bonifácio uma solução conservadora para nossa independência:
Soluções para a tarefa
A realização dessa e outras ações políticas, que sugeriam a permanência de Dom Pedro I no poder, foram determinantes para que a independência alcançasse esse modelo conservador. Nos primeiros meses de 1822, o regente confirmava seu apoio à independência ao assegurar sua permanência no Brasil no “Dia do Fico”. Logo em seguida, baixou o “Cumpra-se”, decreto que estabelecia que nenhuma lei portuguesa seria válida no Brasil sem a autorização prévia do regente.
Temendo as possíveis pretensões políticas de D. Pedro I, as Cortes de Portugal enviaram um documento em que ameaçavam o envio de tropas que trariam o príncipe regente à força para o Velho Mundo. Mediante a represália, os membros do partido brasileiro aconselharam D. Pedro I a proclamar a independência imediatamente, antes que os conflitos com as tropas portuguesas transformassem nossa independência em um movimento popular.
Explicação:
espero ter te ajudado
Uma solução conservadora para a nossa independência foi defender um estado centralizado, sob comando de D. Pedro, além de limitar o direito do voto popular, em contraposição aos liberais que queriam o voto direto.
Solução conservadora de José Bonifácio
José Bonifácio foi presidente da junta governativa do estado de São Paulo e, na teoria, se dizia um liberal. No entanto, na prática, apoiava os escravocratas, o que também ajudou a manter a influência dele no governo da época.
Então, para assegurar a independência do Brasil, mas sem tirar os privilégios de quem estava no poder, defendeu que o Brasil se mantivesse Imperial, com D. Pedro tendo um poder totalmente centralizado.
Além disso, nas eleições para os demais cargos, defendeu a restrição do voto, apenas para uma determinada parcela da sociedade. Assim, essa foi a solução conservadora de José Bonifácio para a Independência do Brasil.
Para saber mais sobre José Bonifácio, clique no link: https://brainly.com.br/tarefa/794670
#SPJ2