identifique e classifique o sujeito das frases abaixo
fizeste muito esforço durante a caminhada.
pode haver problemas ainda no computador ?
Soluções para a tarefa
1º FRASE
- Explicação:
Nesta, o sujeito está implícito na frase, ou seja, ele não está visível. Para saber disso é só olhar p o verbo "fizeste" e perguntar: "quem fizeste?" (não esqueça que não é fizeste para todas as orações. O "fizeste" só está aí pq nesta oração o verbo é esse. Resumindo, a pergunta, na vdd, é "quem (o verbo da oração)") Neste caso, está claro q as palavras do resto da frase não fizeram nada. "A caminhada", por exemplo não fez nada, entendeu? Belê.
- Resposta:
Ainda fazendo a pergunta "quem fizeste" vc pensa: ué, mas quem fez esse negócio então??? Cara, o verbo está na segunda pessoa do singular. Ou seja, o sujeito é tu. E, como ele é implícito e sabemos quem ele é, sua classificação é de sujeito desinencial.
2º FRASE
- Explicação:
Bom, nessa temos o "pode haver" como verbo. Ué, como assim dois verbos em uma só oração?? Calma, calma. Não são dois verbos em uma só oração. Isso é uma locução verbal, nela tem um verbo principal e os outros são auxiliares. Então, na real, tem mais de um, só que agnt conta como um só. Nesse caso, o haver é o principal. Fazendo a pergunta q eu falei agr há pouco, agnt pensa: Pô, essa tá fácil, o sujeito é problemas!! Ermm, não... Eu sei, é um pouco confuso. Não sei se vc já entrou na área dos complementos verbais (objeto direto e objeto indireto), mas, a transitividado do verbo haver é VTD e o problemas é um OD, não o sujeito. Como assim, mano, mas oq é o sujeito então??
- Resposta:
O sujeito, nessa situação, é classificado como inexistente, pois o verbo haver está no sentido de existir.
Bom, sobre qual é o sujeito aí, não existe, pq ele é inexistente :)