Identifique as semelhanças e digerenças entre os relatos sobre o nascimento de Jesus Jesus apresentados em Mateus 1:2 e Lucas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mateus fala mais de José, e Lucas fala mais de Maria.
Explicação:
Mateus focalizou seu relato em José. Ele fala, por exemplo, da reação de José quando soube que Maria estava grávida. Mateus conta o sonho que José teve, em que um anjo explicou o que estava acontecendo, e também como José reagiu. (Mat. 1:19-25) Mateus relata outro sonho de José, em que um anjo disse para ele fugir para o Egito com a família. Ele também fala da ida deles para o Egito, de outro sonho que José teve, da volta para Israel e da decisão de morar em Nazaré. (Mat. 2:13, 14, 19-23) Nos primeiros capítulos desse Evangelho, o nome de Maria é mencionado apenas 4 vezes. Já o nome de José aparece 9 vezes.
O relato de Lucas se concentra em Maria. Lucas fala da conversa de Maria com o anjo Gabriel, da visita dela a Elizabete e do que Maria disse em louvor a Jeová. (Luc. 1:26-56) Esse Evangelho conta o que Simeão disse a Maria sobre os sofrimentos que Jesus ia enfrentar no futuro. Lucas fala da viagem da família de Maria ao templo quando Jesus tinha 12 anos. E nessa ocasião Lucas cita as palavras de Maria, não de José. Ele também diz que Maria pensava muito em tudo o que estava acontecendo. (Luc. 2:19, 34, 35, 48, 51) Nos primeiros dois capítulos do Evangelho de Lucas, o nome de Maria é mencionado 12 vezes, e o nome de José apenas 3.