Identifique a principal transformação política ocorrida em Roma com a instauração do Império, no final do século I a.C.
Soluções para a tarefa
Resposta:
->
Explicação:
A principal transformação política ocorrida em Roma no período foi a inversão da relação estabelecida entre o "Poder Executivo" (na República, dois cônsules, e no Império o imperador) e o Senado.
Na República as ações dos cônsules precisavam ser aprovadas pelo Senado (e os próprios cônsules poderiam ser afastados pelo Senado e eram postos no cargo por decisão do Senado), e no Império o Senado se tornou pouco mais que uma instituição simbólica, incapaz de realmente estabelecer limites aos poderes do Imperador, que poderia dissolver o Senado se desejasse.
A principal transformação política foi que o Senado deixou de ser o centro do poder político romano, que passou a ser a figura do Imperador.
Entre 509 antes de Cristo a 27 antes de Cristo, período em que durou a República Romana, os senadores (que eram representantes das diversas famílias patrícias que existiam em Roma) dividiam entre si os plenos poderes políticos, sendo o Senado a instituição mais poderosa da Europa Ocidental no período.
Com a crise política do final da República os comandantes militares se tornaram cada vez mais poderosos e o Senado foi ficando cada vez menos capaz de conduzir a política Romana. Em 27 antes de Cristo, com a proclamação do Império, ele passa a ser pouco mais que uma instituição simbólica, que apenas obedecia aos desejos do Imperador.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/10281421