História, perguntado por larisssaa345, 1 ano atrás

Identifique a alternativa ERRADA e corrija-a no caderno.
a) Oligarquia é uma palavra de origem grega que se refere ao governo exercido por poucos. No caso do Brasil republicano, às famílias mais poderosas de cada estado.
b) A aliança entre os coronéis (poder privado) e o governo (poder público) beneficiava a ambos.
c) No contexto da política dos governadores, os estados ajudavam a eleger deputados e senadores favoráveis ao presidente da república, que retribuía o favor oferecendo verbas, empregos e apoio político aos presidentes dos estados.
d) Somente São Paulo e Minas Gerais decidiam quem seria o presidente durante a Primeira República.

Soluções para a tarefa

Respondido por FibonacciTH
567
A alternativa ERRADA é: Letra D.

As eleições para o cargo de Presidente da Republica no Brasil na época (Primeira República) era decidido por voto direto da população, entretanto a presidência era reversada entre Minas e São Paulo, período esse que ficou conhecido como "Politica do Café com Leite".
Respondido por EduardoPLopes
19

É errado aquilo que é afirmado em D.

No modelo político da República Velha, todos os eleitores considerados aptos (o que, na época, incluía apenas homens alfabetizados e donos de certa condição financeira/social, excluindo a esmagadora maioria dos brasileiros e todas as brasileiras) podiam votar para o cargo de Presidente.

O que acontecia, contudo, era que as elites políticas de São Paulo e Minas Gerais eram muito bem relacionadas com as elites locais dos demais estados, de modo que apenas candidatos destes dois estados tinham, na prática, qualquer chance de se eleger.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/4315453

Anexos:
Perguntas interessantes