Identifica qual era o grande objetivo dos alemães.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O grande objetivo do movimento nazista era construir uma nação consolidada sob uma “única e verdadeira raça”, a raça dos “arianos”, que segundo os nazistas, era considerada a mais pura da Europa tanto intelectual quanto fisicamente em relação a todas as outras.
Explicação:
Movimento político totalitário liderado por Adolf Hitler
O Nazismo foi um movimento político totalitário que vigorou na Alemanha, no século XX (1933-1945) junto aos problemas deixados pela Primeira Guerra Mundial. O movimento teve como principal líder Adolf Hitler, que espalhou uma política extremista, militarista e preconceituosa.
A palavra que deu origem ao movimento foi retirada da abreviatura “nazi”, que sintetiza o nome do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, fundado com a finalidade de reunir os ideais pregados pelo regime.
O grande objetivo do movimento nazista era construir uma nação consolidada sob uma “única e verdadeira raça”, a raça dos “arianos”, que segundo os nazistas, era considerada a mais pura da Europa tanto intelectual quanto fisicamente em relação a todas as outras.
Contcexto histório
O nazismo nasceu em um período classificado como “Entre Guerras”, entre o fim da Primeira e início da Segunda Guerra Mundial. Nesse período, a população dos países da Europa e principalmente a Alemanha havia perdido as esperanças com o contexto político do país.
Nesse momento, a população vivia a crise do Liberalismo tanto econômico quanto político. O povo acreditava que o regime não havia dado certo, principalmente após a crise de 1929, quando a bolsa de valores caiu em Nova Iorque, repercutindo na economia de vários países, dentre eles a Alemanha.
Com a política instável, a população alemã temia que novos conflitos pudessem acontecer. Isso ameaçou a política do país, visto que uma parte da sociedade não aceitava as ideias do Socialismo e a outra estava apavorada com o início de uma nova “onda” do Comunismo, como aconteceu na Rússia.
Além disso, a população estava desacreditada com a democracia, já que grande parte dos países democratas participaram dos conflitos causados pela Primeira Guerra Mundial.
Aliado a esses fatores, a Alemanha vivia um série de restrições impostas pelo Tratado de Versalhes, que foi um acordo entre países vencedores e derrotados do conflito, no qual o país foi acusado de ser o principal causador da Primeira Guerra.
O país perdeu uma parte do seu território, o exército foi reduzido e ainda teve que pagar indenizações. Ou seja, todo esse desconforto político propagou um sentimento de revolta entre a população alemã, que desenvolveu uma aversão à pátria.
Nazismo no poder
O cenário foi um momento favorável para que o Nazismo se instaurasse no país. Em 1919, Adolf Hitler, que já havia participado da Primeira Guerra, aliou-se a um grupo de ex-combatentes da classe média, conhecido como “Partido Trabalhista Alemão". O partido planejava uma ideologia para reacender a política e economia da Alemanha.
Com o tempo, Hitler se destacou como bom orador do grupo e propôs a troca do nome do partido para "Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães". Assim, em 1920, ele se tornou a figura mais importante do partido.
Entre as políticas da organização partidária estavam as denúncias contra os judeus, marxistas e estrangeiros, promessas de trabalho e o fim das reparações de guerra. Em 1923, Hitler tornou-se chefe oficial do partido. Com o intuito de derrubar o Estado, nazistas organizaram, nesse mesmo ano, um golpe contra a cidade de Munique. No entanto, o golpe falhou e o futuro chefe do Nazismo foi preso, sendo condenado a cinco anos de prisão.
Ainda na cadeia, o líder nazista começou a escrever os primeiros trechos do seu livro "Mein Kampf", que significa “Minha Luta”, obra que futuramente seria a bíblia do movimento nazista. Após cumprir oito meses de pena, Hitler foi solto e reorganizou o partido.
Após a crise de 1929, a sociedade pressionou o presidente alemão Von Hinderburg, forçando-o a conceder o cargo de chanceler para Hitler. Na época, essa posição era considerada a segunda mais importante do poder na Alemanha, ficando abaixo apenas do presidente.
Em 1933, com a morte de Hinderburg, o líder do Nazismo finalmente chegou ao poder. Ele se autodeclarou “Führer”, que quer dizer líder em alemão. Dessa forma, instaurou o chamado Terceiro Reich ("Terceiro Reino").