identifica as causas da crise religiosa no século XVI
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1. REFORMAS PROTESTANTES
2. A Reforma Religiosa foi um conjunto de transformações de ordem religiosa verificadas no seio da Igreja Católica, na Europa, a partir do Século XIV.
3. Os promotores foram o inglês John Wycliff, Monge Seravno e João Huss. Este movimento de contestação e renovação conduziu a Igreja Católica à divisão (Cisão), quebrando-se, assim, a sua Unidade.
4. Enfraquecimento do papado. A Igreja Católica tinha uma grande influência na vida política da Europa. Todas as decisões eram tomadas com base nos principios do cristianismo.
5. A Igreja Católica começou a entrar em desentendimento com o poder político. Como resultado da acumulação excessiva de riqueza pelo Papa, em relação ao Rei. O Ponto mais alto desta desputa foi o Cisma do Ocedente. A igreja ficou enfrquecida.
6. Grave Crise na Estrutura da Igreja Desde finais da Idade Média tinham um comportamento que não lhes dignificava como servidores de Deus. Os Papas viviam como verdadeiros príncipes, em palácios luxuosos, praticavam o mecenato e intervinham na vida política. Os Bispos procuravam tomar conta de várias Dioceses, e para isso recorriam, muitas vezes, à práticas de corrupção.
7. Os fiéis e a comunidade em geral começaram a perder a confiança e respeito por eles. Pelo que a Igreja Católica, de uma forma geral, caía, assim, na desconfiança do povo .
8. Grande vitalidade religiosa Durante os Séculos XV e XVI, a Europa vivia um período caracterizado por crises. Guerras, calamidades naturais e outros acontecimentos que trouxeram sofrimento ao povo europeu.
9. Esta realidade era vista pela população como resultante de castigo de Deus. As pessoas, procuravam a salvação de Deus perante tão grande sofrimento.
10. Começaram a dedicar-se à prática de ofertórios, doações à Igreja, esmolas, peregrinações, adoração de estátuas dos Santos etc. Como meios para se conseguir a Salvação perante Deus. Os europeus, passaram a entregar- se com maior vitalidade ou força à religião, como forma de obter a salvação de Deus.
11. Tentativas de Renovação da Igreja Começaram a surgir, em quase toda Europa, movimentos de renovação da Igreja. A presentavam propostas sobre o caminho que a igreja deveria seguir.
12. O retorno àquilo que tinha sido o Cristianismo nos primeiros tempos das sua existência. Criou se um clima favorável à verdadeira reforma, os fiéis estavam desejosos pelas mudanças no seio da Igreja.
13. As Reformas Relegiosas
A crise da religião no século XVI se deu muito por causa do avanço das Reformas Protestantes e por causa do próprio comportamento da Igreja em relação a venda de indulgencias.
Então, podemos dizer que Martinho Lutero foi um dos principais pioneiros para que essa crise acontecesse, pois, foi ele que reformulou inúmeras críticas a postura da igreja e nisso as pessoas começaram a ver sentido nas críticas.
A venda de indulgências em troca de salvação também foi algo que deixou a população mais descrente aos ideais religiosos. Pois, não fazia sentido a pessoa ter que comprar um "pedacinho" do céu.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/9933320