História, perguntado por joanna76, 1 ano atrás

identifica as causas da crise religiosa no século XVI​

Soluções para a tarefa

Respondido por Carolina27060427
4

Resposta:

Explicação:

1. REFORMAS PROTESTANTES

2.  A Reforma Religiosa foi um conjunto de transformações de ordem religiosa verificadas no seio da Igreja Católica, na Europa, a partir do Século XIV.

3.  Os promotores foram o inglês John Wycliff, Monge Seravno e João Huss.  Este movimento de contestação e renovação conduziu a Igreja Católica à divisão (Cisão), quebrando-se, assim, a sua Unidade.

4.  Enfraquecimento do papado.  A Igreja Católica tinha uma grande influência na vida política da Europa.  Todas as decisões eram tomadas com base nos principios do cristianismo.

5.  A Igreja Católica começou a entrar em desentendimento com o poder político.  Como resultado da acumulação excessiva de riqueza pelo Papa, em relação ao Rei.  O Ponto mais alto desta desputa foi o Cisma do Ocedente.  A igreja ficou enfrquecida.

6. Grave Crise na Estrutura da Igreja  Desde finais da Idade Média tinham um comportamento que não lhes dignificava como servidores de Deus.  Os Papas viviam como verdadeiros príncipes, em palácios luxuosos, praticavam o mecenato e intervinham na vida política.  Os Bispos procuravam tomar conta de várias Dioceses, e para isso recorriam, muitas vezes, à práticas de corrupção.

7.  Os fiéis e a comunidade em geral começaram a perder a confiança e respeito por eles.  Pelo que a Igreja Católica, de uma forma geral, caía, assim, na desconfiança do povo .

8. Grande vitalidade religiosa  Durante os Séculos XV e XVI, a Europa vivia um período caracterizado por crises.  Guerras, calamidades naturais e outros acontecimentos que trouxeram sofrimento ao povo europeu.

9.  Esta realidade era vista pela população como resultante de castigo de Deus.  As pessoas, procuravam a salvação de Deus perante tão grande sofrimento.

10.  Começaram a dedicar-se à prática de ofertórios, doações à Igreja, esmolas, peregrinações, adoração de estátuas dos Santos etc.  Como meios para se conseguir a Salvação perante Deus.  Os europeus, passaram a entregar- se com maior vitalidade ou força à religião, como forma de obter a salvação de Deus.

11. Tentativas de Renovação da Igreja  Começaram a surgir, em quase toda Europa, movimentos de renovação da Igreja.  A presentavam propostas sobre o caminho que a igreja deveria seguir.

12.  O retorno àquilo que tinha sido o Cristianismo nos primeiros tempos das sua existência.  Criou se um clima favorável à verdadeira reforma, os fiéis estavam desejosos pelas mudanças no seio da Igreja.

13. As Reformas Relegiosas

Respondido por tagliettimariana
5

 A crise da religião no século XVI se deu muito por causa do avanço das Reformas Protestantes e por causa do próprio comportamento da Igreja em relação a venda de indulgencias.  

 Então, podemos dizer que Martinho Lutero foi um dos principais pioneiros para que essa crise acontecesse, pois, foi ele que reformulou inúmeras críticas a postura da igreja e nisso as pessoas começaram a ver sentido nas críticas.

 A venda de indulgências em troca de salvação também foi algo que deixou a população mais descrente aos ideais religiosos. Pois, não fazia sentido a pessoa ter que comprar um "pedacinho" do céu.

 Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/9933320

Anexos:
Perguntas interessantes