ideia de país independente surgiu ainda no século XIX, com a fundação do partido nacionalista. Com língua de origem desconhecida e cultura tradicional, durante a ditadura de Francisco Franco, os habitantes dessa região foram proibidos de ensinar sua língua (euskera) e usar as cores da bandeira da região. Para conseguir a independência, foi fundado em 1959 o grupo ETA, que passou a usar táticas terroristas para alcançar a independência da região. O texto refere-se a:
Escolha uma:
a. A os conflitos na União Soviética
b. Os curdos
c. Os ciganos.
d. A questão basca
e. A questão Irlandesa
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D
Explicação:
Em 1959 foi fundado o grupo Euzkadi Ta Askatana (ETA - Pátria Basca e Liberdade), movimento cuja finalidade é manter a língua, os costumes e tradições culturais bascas na região.
O texto se refere à questão basca, item D. E o ETA é uma sigla que, em basco, é as iniciais de 'Pátria Basca e Liberdade'.
Movimento separatista basco
A região do chamado País Basco, no norte da Espanha, possui uma língua própria, assim como outras regiões do país, onde se tem o catalão e também o galego, por exemplo.
No entanto, o movimento de independência da região foi sufocado pelo governo do ditador Francisco Franco. Então, no final da década de 1959, surgiu o ETA (Pátria Basca e Liberdade), um grupo separatista que usava métodos de terror para conquistar os objetivos.
Por exemplo, eles já fizeram diversos atentados a bomba na região e também na capital, Madrid. Nos últimos anos, perdeu força e garantiu um cessar-fogo.
Para saber mais sobre o ETA, veja o link: https://brainly.com.br/tarefa/27213080
#SPJ2