I. Um triângulo pode ser acutângulo e obtusângulo ao mesmo tempo. II. Triângulo retângulo é o triângulo que possui um ângulo reto e dois ângulos agudos. III. Todo triângulo equilátero é equiângulo. IV. Existem triângulos retângulos que são isósceles. Analise os itens acima e diga se eles são verdadeiros (V) ou falsos (F).
Soluções para a tarefa
Estão corretas as afirmações II e III e IV.
Esta questão está relacionada com triângulos. Podemos classificar os triângulos pelas suas medidas (equilátero, isósceles e escaleno) ou por seus ângulos internos (acutângulo, obtusângulo e retângulo).
Os triângulos equiláteros são aqueles que possuem os três lado iguais, assim como seus ângulos internos. Os triângulos isósceles possuem dois lados iguais e, por fim, o triângulo escaleno não possui lados iguais.
Os triângulos acutângulos possuem os três ângulos internos menores que 90º. O triângulo obtusângulo possui um ângulo interno maior que 90º. Ainda, o triângulo retângulo possui um ângulo interno de 90º.
Dentre as afirmações, apenas a primeira asserção é falsa, pois não é possível obter um triângulo acutângulo e obtusângulo ao mesmo tempo.
Resposta:
A resposta é a letra D
Explicação passo a passo:
I. Um triângulo é acutângulo quando possui os três ângulos agudos, enquanto um triângulo é obtusângulo se possui um ângulo obtuso e dois agudos. Como não é possível que um ângulo seja agudo e obtuso ao mesmo tempo, isso não é possível.
II. Verdadeiro.
III. Verdadeiro.
IV. Verdadeiro