I. Ovos oligolécitos ou isolécitos possuem uma quantidade relativamente pequena de vitelo distribuída de forma homogênea no citoplasma, e suas segmentações originam blastômeros aproximadamente do mesmo tamanho, por isso diz-se que esses tipos de ovos possuem segmentação holoblástica e igual.
II. Ovos telolécitos possuem grande quantidade de vitelo, que ocupa quase que totalmente a célula e sua segmentação é meroblástica, pois acontece apenas no polo animal do ovo, ocorrendo em ovos de répteis, aves, peixes.
III. Ovos megalécitos possuem pouco vitelo, concentrado no polo vegetativo, e sua segmentação é total e desigual, uma vez que as células do polo animal se dividem mais rápido, produzindo células menores e em maior número em relação ao outro polo. Ocorrem em ovos de insetos.
Estão corretas as afirmativas:
a) III, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta: I e II estão certas, letra C
Explicação: I- Os ovos oligolécitos (oligo= pouco) tem pouca quantidade de vitelo, distribuído uniformemente na célula. Sendo ela uniforme, a segmentação vai ocorrer igualmente em toda a célula, caracterizando uma segmentação holoblástica e igual
II- Ovos telolécitos, também chamados de megaléticos, tem uma grande quantidade de vitelo, distribuído de forma desigual, sendo concentrada no polo vegetativo do ovo (no polo animal é onde está o núcleo). Sendo não uniforme, a segmentação também será desigual, caracterizando uma segmentação meroblástica discoidal (o polo animal irá se segmentar). Exemplos de animais com ovos telolécitos/megalecitos: aves, repteis, peixes ósseos
III- Os ovos megalécitos, como descritos no item anterior tem muito vitelo, distribuído de forma desigual, com segmentação meroblástica discoidal.
lembra-se que quanto mais vitelo, mais difícil será a segmentação!