Alguns julgam que a grandeza de uma cidade depende do número dos seus habitantes, quando o que importa é prestar atenção à capacidade, mais do que ao número de habitantes, visto que uma cidade tem uma obra a realizar. [. . . ] A cidade melhor é, necessariamente, aquela em que existe uma quantidade de população suficiente para viver bem numa comunidade política. [...] resulta evidente, pois, que o limite populacional perfeito é aquele que não excede a quantidade necessária de indivíduos para realizar uma vida auto-suficiente comum a todos. Fica, assim, determinada a questão relativa à grandeza da cidade.(ARISTÓTELES, Política 1326b6-25 Edição bilíngue. Tradução e notas de António C. Amaral e Carlos C. Gomes. Lisboa: Vega, 1998. p. 495- 499.) Com base no texto e considerando o papel da cidade estado (pólis) no pensamento ético-político de Aristóteles, assinale a alternativa correta. *
A) As dimensões da pólis determinam a qualidade de seu governo: quanto mais cidadãos, maior e melhor será a sua participação política.
B) A pólis não é natural, por isso é importante organizá-la bem em tamanho e quantidade de cidadãos para que a sociedade seja autossuficiente.
C) O ser humano, por ser autossuficiente, pode prescindir da pólis, pois o bem viver depende mais do indiví- duo que da sociedade.
D) A pólis realiza a própria obra quando possui um número suficiente de cidadãos que possibilite o bem viver.
E) O ser humano, como animal político, tende a realizar-se na pólis, mesmo que esta possua quantidade excessiva de cidadãos.
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A alternativa D está correta.
Aristóteles reflete sobre o indivíduo que a partir da noção que o animal político é o cidadão, este que é o homem livre que goza de direitos naturais por sua competência em comandar.
Essa noção estabelecida pelo filósofo faz referência aos indivíduos dotados apenas de força física e pouco intelecto, que estão aptos para obedecer, sendo uma analogia refletia na soberania da cidade e dos dominados, onde a cidade visa o bem comum a todos, e todo ser humano por ser um animal político é dono de si, onde a racionalidade deve ser o elemento chave para o indivíduo.
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