I. Os autores desconsideram que o colonialismo nas Américas foi a fase inicial da sociedade das mercadorias e dessa maneira possibilitou a acumulação primitiva que fomentou o desenvolvimento das forças produtivas não só da sociedade capitalista europeia, mas também no Brasil. II. Essa "nova" relação de poder, oriunda das desigualdades sociais do período pós-colonial é o que a maioria dos autores conceitua como questão social. III. O autor Ianni no texto concebe que o trabalho está no centro da questão social e incluí o trabalho escravo como momento;
Soluções para a tarefa
Sobre o colonialismo nas Américas, estão corretas as afirmativas II e III.
Colonialismo nas Américas
De todos os equívocos da história e da historiografia do Brasil, um particularmente carregado de preconceitos ainda hoje se refere aos povos indígenas. Eles foram incapazes da labuta e da labuta do cultivo do açúcar e por isso foram “substituídos” pelos africanos, mesmo no alvorecer da colonização portuguesa?
Demasiadas vezes, esta pergunta comum evidencia uma visão estreita dos povos indígenas na construção das sociedades coloniais portuguesas na América. Precisamos revisitar a historiografia e entender a partir da experiência histórica precisa como os habitantes originários, ao mesmo tempo em que tiveram seus modos de vida transformados, responderam de forma assertiva ao contato com os europeus.
A história do trabalho é, nesse sentido, uma oportunidade única para observar fenômenos socioeconômicos e políticos que, embora na maioria das vezes marcados pela violência, também foram repletos de significado e sobrevivência. A historiografia revisitou essa questão e os resultados são surpreendentes.
Ao contrário do que se dizia até muito recentemente, não foi uma suposta “indolência” indígena a responsável pela posterior dependência do escravo africano na economia da América portuguesa, com ênfase no mercado externo. Embora a ideia de “inapetência nativa” para o trabalho regular de estilo ocidental tenha vida longa, remontando aos relatos de cronistas coloniais, uma abordagem mais complexa foi desenvolvida recentemente.
Mais sobre colonialismo nas Américas em:
https://brainly.com.br/tarefa/18721741
#SPJ4