I - O século XX, caracterizado, entre outros aspectos, por seu extraordinário desenvolvimento tecnológico, faria surgir no campo cultural uma inovação significativa: a cultura de massas. Saudada pelos “integrados” e veementemente recusada pelos “apocalípticos” – conforme Umberto Eco (1972) –, tal cultura viria a alterar as relações culturais no Brasil e mundo.
II - A “nova” cultura produziria acirrados debates no âmbito acadêmico, incluindo os estudos sobre comunicação e cultura. Destacam-se alguns posicionamentos atualmente consolidados: a interpretação elitista, para a qual cultura é apenas a arte produzida nos padrões estéticos estabelecidos pelas classes dominantes, o que leva à conclusão de que o povo não teria cultura. Tal concepção alimenta confusões entre cultura e escolaridade, por exemplo.
III - No campo da comunicação, os estudos norte-americanos, com destaque para o funcionalismo, inclinam-se a conceber a cultura dessa forma, o que tende a levar os trabalhos realizados a enaltecer a cultura de massas, que seria a primeira possibilidade na história de uma cultura verdadeiramente democrática. Para as maiorias “sem cultura”, a cultura de massas significaria a oportunidade de acesso aos bens culturais antes restritos às elites.
É VERDADEIRO o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Resposta:I, II e III estão corretos.
Explicação:
Todos as alternativas estão corretas
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás