Química, perguntado por mariaceliciaaraujogo, 10 meses atrás

I. O ar é uma mistura de gases.
II. O nitrogênio é o segundo gás mais abundante em porcentagem no ar.
III. No ar, o oxigênio participa da combustão e dos processos de respiração celular, fundamental para a sobrevivência da maioria dos seres vivos.
IV. Plantas e algas não consomem o oxigênio, uma vez que realizam a fotossíntese.
V. O gás carbônico, de fórmula CO2, mesmo estando em baixa concentração no ar, representa apenas os malefícios do efeito estufa.

Marque a alternativa correspondente:
a F, F, V, F, F.
b V, V, V, F, F.
c V, F, F, F, F.
d V, F, V, F, F.
e V, F, V, F, V.

Soluções para a tarefa

Respondido por rafanegrini
2

Resposta:

Letra D.

Explicação:

I - O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres.

II - O nitrogênio é o gás mais abundante em porcentagem no ar, ocupando cerca de 78% do ar atmosférico.

III - O oxigênio (O2) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão.

IV - As plantas consomem oxigênio no processo de respiração. De dia, com a luz do Sol, isso é compensado pela fotossíntese, que absorve gás carbônico do ar e libera oxigênio. À noite, elas roubam de volta um pouco do que produziram. As algas jogam na atmosfera quase 55% de todo o oxigênio produzido no planeta. Isso quer dizer que elas consomem todo – ou quase todo – o oxigênio que produzem.

V - O gás carbônico (CO2) é encontrado em proporções muito pequenas na atmosfera, contribuindo com apenas 0,03% da composição do ar. É um gás de extrema importância para a realização da fotossíntese pelos vegetais, e é liberado para a atmosfera através da combustão e também pela respiração dos animais.

Perguntas interessantes