I. No primeiro texto, publicado por uma revista, a linguagem predominante é a literária, pois sua principal função é informar o leitor sobre os transtornos causados pelos detritos. II. No segundo texto, do escritor Manuel Bandeira, a linguagem não literária é predominante, pois o poeta faz uso de uma linguagem objetiva para informar o leitor. III. No texto "Descuidar do lixo é sujeira", a intenção é informar sobre o lixo que diariamente é depositado nas calçadas através de uma linguagem objetiva e concisa, marca dos textos não literários. IV. O texto "O bicho" é construído em versos e estrofes e apresenta uma linguagem plurissignificativa, isto é, permeada por metáforas e simbologias, traços determinantes da linguagem literária. Estão corretas as proposições: I, III e IV. III e IV I, II, III e IV. I e IV. II, III e IV. Sobre a linguagem não literária é correto afirmar, EXCETO: É utilizada, sobretudo, em textos cujo caráter seja essencialmente informativo. Sua principal característica é a objetividade. Utiliza recursos como a conotação para conferir às palavras sentidos mais amplos do que elas realmente possuem. Utiliza a linguagem denotativa para expressar o real significado das palavras, sem metáforas ou preocupações artísticas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
1° pergunta: Letra B) III e IV.
III. No texto “Descuidar do lixo é sujeira”, a intenção é informar sobre o lixo que diariamente é depositado nas calçadas através de uma linguagem objetiva e concisa, marca dos textos não literários.
IV. O texto “O bicho” é construído em versos e estrofes e apresenta uma linguagem plurissignificativa, isto é, permeada por metáforas e simbologias, traços determinantes da linguagem literária.
2° pergunta: Letra C) Utiliza recursos como a conotação para conferir ás palavras sentidos mais amplos do que realmente possuem.
Perguntas interessantes
Artes,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
ENEM,
6 meses atrás
ENEM,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás