i. na ilustração contemporânea, o personagem hipnotiza os seguidores da rede social como o do conto hipnotizava os ratos. ii. a ilustração não se constrói com base na intertextualidade, pois as personagens e as intenções do flautista são alteradas. iii. o conhecimento do conto não interfere na interpretação da ilustração contemporânea. é correto o que se afirma somente em:
Soluções para a tarefa
Eis a pergunta:
1. Considere a ilustração a seguir, que tem como inspiração o conto “O flautista do Hamelin”, escrito pelos Irmãos Grimm, em que o personagem hipnotiza os ratos até eles se afogarem no rio, recebendo um pagamento para isso. A segunda figura ilustra esse conto. Sobre as figuras, analise as afirmativas a seguir
I. Na ilustração contemporânea, o personagem hipnotiza os seguidores da rede social como o do conto hipnotizava os ratos.
II. A ilustração não se constrói com base na intertextualidade, pois as personagens e as intenções do flautista são alteradas.
III. O conhecimento do conto não interfere na interpretação da ilustração contemporânea.
É correto o que se afirma somente em:
a. I e III.
b. II e III.
c. I e II.
d. I.
Embora ausentes, a imagem I representa um "flautista" moderno, que "hipnotiza" seguidores de uma rede social e a imagem II o flautista clássico.
I é verdadeira, de modo que é estabelecido um paralelo entre o personagem moderno, que hipnotiza não por meio da música, mas por meio das postagens, os seus seguidores e o personagem clássico.
II é falsa, pois a intertextualidade ocorre pela reinterpretação dos signos clássicos.
III é falsa, pois sem o conhecimento da obra original a imagem I perde o sentido.
É correta a alternativa D.
Resposta:
Na ilustração contemporânea, o personagem hipnotiza os seguidores da rede social como o do conto hipnotizava os ratos.
Explicação:
APENAS ALTERNATIVA I ESTÁ CORRETA.
Sobre as figuras, analise as afirmativas a seguir.
I. Na ilustração contemporânea, o personagem hipnotiza os seguidores da rede social como o do conto hipnotizava os ratos.
II. A ilustração não se constrói com base na intertextualidade, pois as personagens e as intenções do flautista são alteradas.
III. O conhecimento do conto não interfere na interpretação da ilustração contemporânea.