I). Como acontece a consciência coletiva?
II). Explique a solidariedade orgânica e mecânica.
III). Explique a consciência coletiva em Durkheim.
IV). O que significa normal e patológico no pensamento durkheiminiano?
Soluções para a tarefa
Resposta:
I).Como acontece a consciência coletiva?
Durkheim concebe a existência de uma consciência coletiva como uma realidade distinta do indivíduo, no sentido de que não é minha nem sua, não é pessoal, não "nasce" de nós individualmente. Ela pertence a um ou outro grupo social ou à sociedade inteira e passa de geração em geração, podendo ser estudada como um fenômeno específico. No entanto, como a consciência coletiva é absorvida por nós e opera também dentro de nossa mente, ela passa a ser nossa consciência também.
II).Explique a solidariedade orgânica e mecânica.
A solidariedade mecânica envolve uma sociedade simples onde as funções dos indivíduos são semelhantes, sem grande diferenciação social do trabalho. Caracteriza as sociedades pré-capitalistas e é predominante a coerção social. Já a solidariedade orgânica envolve uma sociedade mais complexa onde as funções dos indivíduos são mais interdependentes e individualizadas. Caracteriza as sociedades capitalistas e é predominante a coerção formal.
III).Explique a consciência coletiva em Durkheim.
O conceito de consciência coletiva foi criado pelo sociólogo francês Émile Durkheim e é definido como o conjunto de características e conhecimentos comuns de uma sociedade, que faz com que os indivíduos pensem e ajam de forma minimamente semelhante. Corresponde às normas e às práticas, aos códigos culturais, como a etiqueta, a moral e as representações coletivas.
IV).O que significa normal e patológico no pensamento durkheimiano?
Durkheim afirma que a classificação do fenômeno em normal ou patológico está relacionada à sua frequência na sociedade. Ele formula, então, três critérios para distinguir o normal do patológico.
“1° – Um fato social é normal para um tipo social determinado, considerado numa fase determinada de desenvolvimento, quando se produz na média das sociedades desta espécie, consideradas numa fase correspondente de desenvolvimento;
2° – Os resultados do método precedente podem verificar-se mostrando que a generalidade do fenômeno está ligada às condições da vida coletiva do tipo social considerado;
3° – Esta diversificação é necessária quando um fato diz respeito a uma espécie social que ainda não cumpriu uma evolução integral”.
Explicação: