I-ATIVIDADES:
1-Faça um resumo dos seis fatores que dificultam o controle do fogo no Pantanal.
1-Período da seca.
2-O fogo subterrâneo.
3-Áreas de difícil acesso.
4-Os ventos.
5-A falta de conscientização.
6-A demora para agir e o pouco combate.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os incêndios de grandes proporções que avançam rapidamente pelo Pantanal devem ser controlados somente por meio de chuvas constantes no bioma, avaliam especialistas.
Pesquisadores apontam que a demora do poder público para intervir no bioma em chamas fez com que as queimadas se propagassem rapidamente na região. Além disso, algumas características do Pantanal dificultam o combate ao fogo.
1- Periodo Extremamente Seco.
O ano de 2020 é considerado um dos mais secos da história recente do Pantanal, localizado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai (BAP).
2 - O 'fogo subterrâneo'
Uma característica do Pantanal que dificulta o combate aos incêndios é o fogo de turfa, também chamado de "fogo subterrâneo", que queima sem que as pessoas percebam.
3 - Áreas de difícil acesso
No atual período de seca, o acesso a diversas regiões do Pantanal se torna tarefa complicada. Isso porque o bioma tem inúmeras áreas que somente podem ser acessadas por meio de barcos ou aeronaves.
4 - Os ventos
Quando uma equipe consegue chegar ao local do incêndio, pode enfrentar dificuldades causadas pelos ventos, que podem mudar de direção subitamente.
5 - A falta de conscientização
Os incêndios que atingem o Pantanal têm causas humanas, dizem especialistas. Segundo Júlio Sampaio, do WWF, uma das principais causas atualmente são as práticas agrícolas e pecuárias, que têm o fogo como importante recurso."O fogo que estamos vendo no Pantanal não é natural. Ele poderia ser evitado. Há medidas que poderiam ser tomadas para diminuir a severidade desses incêndios. O problema é que no Pantanal existe essa cultura do uso do fogo como ferramenta de trabalho entre fazendeiros e ribeirinhos", diz Sampaio.O especialista ressalta que o uso do fogo saiu do controle no bioma, principalmente diante da seca histórica da região.
6 - A demora para agir e o pouco combate
Especialistas ouvidos pela BBC News Brasil consideram que os governos estaduais e federal demoraram para agir em relação aos incêndios no Pantanal. Eles apontam que a região sofre com a seca e um número incomum de queimadas desde os primeiros meses do ano, mas as autoridades só demonstraram preocupação com o bioma quando os incêndios atingiram níveis alarmantes.