I. A crise de 1929 teve como ponto nevrálgico o excesso de oferta (queda substancial dos preços) nos Estados Unidos, aliado a grandes especulações financeiras;
II. São características do Capitalismo Financeiro: economia monopolizada, acúmulo primitivo do capital decorrente da expansão ultramarina, prática da tradicional Divisão Internacional do Trabalho;
III. Os Estados Unidos, diante da crise, executou o "New Deal", onde o governo passou a interferir na economia, elaborando e investindo de forma efetiva em diversos âmbitos da dinâmica social, buscando recuperar-se das perdas.
Então,
a) apenas I e II estão corretas.
b) apenas II e III estão corretas.
c) apenas I e III estão corretas.
d) apenas II está correta.
e) I, II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra """"""""c"""""""""
:-:
Resposta correta: C
I- Correta:
Ocorre uma crise de superprodução, aliada a um grande aumento de investimento na bolsa de valores., com grande especulação financeira. Com a quebra da bolsa de Nova Iorque, tem-se o colapso da economia norte-americana, o que marca a crise do liberalismo.
II- Incorreta :
As características apontam para o Capitalismo Comercial, o Capitalismo Financeiro apresenta como característica uma economia na qual vários grupos competem entre si, com concentração de capital, de tendências monopolistas ; o capital se reproduz pela especulação financeira em Bolsas de Valores e o mundo caracteriza-se por uma multipolaridade econômica, em que a velha Divisão Internacional (produtores de matérias-primas x produ tores de produtos industrializados) é suplantada pela dupla “geradores de serviços x produtores de manufaturados e matéria-prima”.
III- Correta:
O New Deal, aplcado por Roosevelt, interveio na economia para evitar quedas nos preços e controlar a produção, como elucidado na alternativa.
Bons estudo !!