Houve um tempo em que a única maneira de visualizar uma estrutura interna do corpo era por meio de uma cirurgia. Hoje, os médicos podem obter imagens do interior do corpo de seus pacientes para diagnosticar uma doença e, assim, indicar a melhor forma de curá-los ou de trata-los. Com base nisso responda o que é : a-Ressonância : b-Tomografia: c-Ultrassonografia: d-Radiografia: *
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) A ressonância magnética é um fenômeno físico de origem quântica que surge em razão de uma propriedade presente em prótons e elétrons chamada de spin. O spin é uma espécie de campo magnético intrínseco presente em diversas partículas. Quando essas partículas são expostas a um intenso campo magnético externo, seus spins alinham-se de forma paralela ou oposta ao campo magnético externo, emitindo nesse processo uma pequena quantidade de energia, a qual pode ser detectada pelos modernos aparelhos de ressonância magnética. Esses exames podem ser usados para fornecer detalhes da estrutura interna de órgãos e tecidos que não podem ser observados em exames como a tomografia ou raios-x.
B) A tomografia computadorizada é um exame muito importante na medicina diagnóstica, pois fornece imagens mais precisas do que as de uma radiografia. Consegue, dessa forma, detectar alterações muito sutis em tecidos, ossos, órgãos e outras estruturas do tórax, abdômen, coluna e cérebro.
C) A ultrassonografia, também conhecida por ecografia e ultrassom, é um exame de imagem diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo. Quando o exame é realizado com Doppler, o médico consegue observar o fluxo sanguíneo dessa região.
D) Também chamado de radiografia, o raio-x é um exame de imagem não-invasivo, que funciona usando radiação em baixas doses para identificar rapidamente alterações na estrutura de ossos e de órgãos.