homem hemofílico, casou-se com uma mulher portadora do alelo para a hemofilia, mas não é afetada pela manifestação da doença. Sabendo dessas informações, responda as perguntas abaixo: A) Qual o genótipo do casal para a hemofilia? B) Qual a chance deste casal gerar descendentes hemofílicos? C) Qual a chance deste casal gerar uma filha hemofílica? D) Qual a chance do casal gerar um filho homem?
Soluções para a tarefa
Boa tarde
Temos que saber que a hemofilia é uma doença ligada ao sexo de caráter recessivo, ou seja, a pessoa só vai ser homofílica se apresentar o alelo recessivo ''h'' no genótipo e também temos que nos lembrar que em contas de genética, o homem sempre vai ser representado por XY e a mulher por XX, dito isso, vamos resolver a questão :
Homem hemofílico : XhY
Mulher não hemofílica, porém portadora do alelo recessivo : XHXh
Fazendo o cruzamento :
XH Xh
Xh XHXh XhXh
Y XHY Xhy
A) o genótipo do pai é XhY e o da mãe XHXh
B) A chance é de 50% representado pelo menino hemofílico (representado pelo genótipo Xhy) e pela menina hemofílica (representado por XhXh)
C) A probabilidade é de 25% ou 1/4 já que o genótipo XhXh aparece uma vez entre 4 genótipos, codificando uma menina hemofílica
D) A probabilidade de gerar um filho seria de 50%, mas se a questão está se referindo a possibilidade de ser um homem hemofílico seria de 25% e de um não hemofílico seria também de 25%
Bons estudos e espero ter ajudado