ENEM, perguntado por otavanlio5287, 1 ano atrás

Homem, 70 anos, tabagista crônico (130 maços/ano), estásob acompanhamento clínico por apresentar falta de ar progressiva há 5 anos. Atualmente a falta de ar ocorre aospequenos esforços. Apresenta cianose de extremidades,lobos de orelhas e língua. A freqüência respiratória em repouso é de 24 movimentos/min, a freqüência cardíaca é de96 batimentos/min, a pressão arterial (semelhante às medidas anteriores) = 118X78 mmHg. Observa-seengurgitamento jugular e desaparecimento da amplitude depulso radial na inspiração. Bulhas cardíacas rítmicas ehipofonéticas, sem sopros; fígado percutível a partir do 6oespaço intercostal direito e palpável a 3 cm do RebordoCostal, edema de membros inferiores de intensidade moderada. O conjunto de condutas e orientações para o caso,considerando qualidade de vida e sobrevida, é(A) cessação do tabagismo, realização de espirometria eavaliação com vistas à indicação de oxigenoterapiadomiciliar.(B) cessação do tabagismo, pois a espirometria não modificará a conduta clínica e a oxigenoterapia é precocepara o caso.(C) avaliação com vistas à indicação de oxigenoterapia domiciliar e cessação do tabagismo, pois a oxigenoterapianão trará impacto na sobrevida.(D) realização de espirometria e avaliação com vistas à indicação de oxigenoterapia domiciliar, pois a cessação dotabagismo não trará impacto.(E) oxigenoterapia domiciliar, pois a cessação do tabagismo não trará impacto e a espirometria não modificará aconduta clínica.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
1

A alternativa A) é a correta.

Um tabagista crônico precisa de orientações para cessar o habito do tabagismo, com a realização espirometria, que é uma prova de função pulmonar, o estado geral do pulmões.

A partir dos exames pulmonares, é possível indicar a oxigenioterapia domiciliar de forma adequada.

O tabagismo não causa apenas danos aos pulmões, mas sim em todos os tecidos, do corpo, principalmente ao sistema circulatório.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes