Holocausto
1) A palavra “holocausto” deriva do termo grego "holókaustos", que significa “completamente queimado”. Utilizado anteriormente para designar os sacrifícios realizados aos deuses em antigas religiões não cristãs, o termo passou a ser largamente empregado no sentido de perseguição de um grupo, após a Segunda Guerra Mundial. Judeus, ciganos, eslavos, homossexuais, Testemunhas de Jeová, comunistas, democratas, deficientes físicos e mentais, foram considerados aqueles que deviam ser "completamente queimados" pelo regime nazifascista.
2) Um fator crucial para criar um grupo coeso é marcar suas fronteiras sociais, ou seja definir quem dele não poderá participar. Os propagandistas nazistas trabalhavam de acordo com a política do regime, identificando publicamente os grupos destinados à exclusão. Além disto, havia o incitamento ao ódio contra eles e o cultivo da indiferença popular em relação ao destinos dos excluídos, justificando seu status de pária junto à população.A propaganda nazista cumpriu uma função crucial para disseminar o mito da "comunidade nacional" para os alemães, que desejavam a unidade, o orgulho e a grandeza nacional, bem como a eliminação da rígida estratificação social do passado. Porém, um aspecto mais sinistro do mito nazista era que nem todos os cidadãos alemães eram bemvindos à nova comunidade. A propaganda ajudava a definir quem seria excluído da nova de sociedade e justificava as medidas contra os "isolados": judeus, ciganos Sinti e Roma, homossexuais, dissidentes políticos e alemães considerados geneticamente inferiores e nocivos à "saúde nacional" (pessoas com problemas mentais e intelectuais ouincapacidade física, epilépticos, surdos e cegos de nascença, alcoólatras crônicos, usuários de drogas e outros).
3) Em 9 de dezembro de 1948, sob a sombra recente do Holocausto, as Nações Unidas aprovaram a "Convenção para a Prevenção e Punição de Crimes de Genocídio", estabelecendo o "genocídio" como crime de caráter internacional, definindoo sob os seguintes termos:
Por genocídio entendese quaisquer atos cometidos com a intenção de destruir, total ou parcialmente, um grupo nacional, étnico, racial, ou religioso.
Levando em consideração as definições dadas nos trechos acima para “holocausto”, “exclusão” e “genocídio”, você é capaz de identificar outras situações históricas, além da Segunda Guerra Mundial, onde estas questões, relacionadas com preconceito, violência e segregação, estiveram presentes? Quais?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Explicação:
tamerlão, os das ditaduras do seculo 20, os da china..
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás