Pedagogia, perguntado por petermannsm, 1 ano atrás

Hoje, os reflexos deixados pela economia fizeram com que as famílias, geralmente enquadradas nas classes sociais A, B e C, reduzissem o número de filhos; consequentemente, menos alunos vão às escolas e poucas matrículas são efetivadas, assim as salas ficam cada vez mais vazias.

Há também os impactos da qualidade do ensino, fazendo com que os alunos percam a motivação, interesse e comprometimento pelas aulas, elevando de forma significativa, a quantidade de alunos que preferem deixar a escola para outras atividades que julgam mais interessantes, dentre elas, o trabalho precoce. Frente a esse contexto educacional, redija um texto dissertativo, discutindo o tema “A redução do número alunos matriculados nas escolas particulares, como um reflexo da economia.”

Para resolver este desafio, você deverá produzir um texto dissertativo, conforme enunciado. Para tanto, deverá utilizar o formulário anexo, onde consta o tema da redação. Seu texto deve conter de 15 a 20 linhas e apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão. Ao final, coloque seu nome como identificação da autoria.

Orientações para elaboração do texto dissertativo:
1) Seu texto deverá apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão.
2) Não use a 1ª pessoa, ao manifestar sua opinião.
3) Evite que seu texto apresente uma sequência de afirmações vagas, sem evidências.
4) Evite juízos de valor imprecisos e subjetivos, sem informações sobre a realidade.
5) Evite frases feitas e expressões corriqueiras.

Soluções para a tarefa

Respondido por naner62
3

Resposta:

“A redução do número alunos matriculados nas escolas particulares, como um reflexo da economia.”

 Nos dias de hoje, ano 2020, o mercado de trabalho está saturado de mão-de-obra e com poucas oportunidades de emprego.

 Existem nas empresas uma peneira maior e uma exigência maior quanto aos candidatos, porém com menores ofertas de salário. Bons profissionais, com um histórico profissional satisfatório estão em uma situação de urgência de trabalho, acatando baixos salários para não estarem nos índices de desempregados.

 Diante desta quebra financeira, pessoas estão reduzindo seus custos e mudando seus hábitos de consumo, optando por um ensino público ao invés de um particular por não conseguirem mais arcar com o pagamento de uma escola com um ensino diferenciado.

 Não só os salários reduziram, como também o custo de vida no Brasil aumentou exponencialmente, pois a mesma nota de R$100,00 não nos trás mais o mesmo volume de produtos comprados como há 10 ou 20 anos atrás.

 Contudo, o reflexo econômico é pertinente, onde as crianças que tinham a contratação de um estudo particular estão cada vez mais não optando por esta modalidade.

Explicação:

Respondido por lucasnmattos
1

O contexto econômico de um país pode refletir na sua educação. Os índices brasileiros apontam para uma redução de matrículas em colégios particulares, principalmente no contexto da pandemia da COVID-19.

Contexto econômico brasileiro e efeitos na educação particular

O perfil dos alunos de colégios particulares é, em geral, formado por crianças de famílias das classes A, B e C. No Brasil, as classes B e C, que formam a chamada classe média tradicional, sofreram uma redução percentual durante a pandemia do COVID-19.

Sendo assim, há uma diminuição de número de possíveis matriculados em colégios particulares. Famílias que antes contavam com recursos para investimento em educação, cortaram gastos ou os realocaram para outras atividades.

Outro fator econômico que pode contribuir com a queda no número de matrículas é o trabalho precoce. A desvalorização do ensino e a necessidade de ajudar nas contas da casa são motivos para a evasão escolar.

Para saber mais sobre evasão escolar, visite: https://brainly.com.br/tarefa/51124544

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes