Hoje, as cidades são objetos de estudo de diversas áreas, em especial pela geografia pois ela é um dos palcos do espaço habitado e transformado pela homem. Com o advento da globalização, não é possível entender a dinâmica de cidade de maneira isolada, mas sim inserida em uma grande rede, com tramas política e econômicas que muitas das vezes extravazam seus limites territoriais. Organizamos esta rede que chamamos de rede urbana, estabelecendo um hierarquia, a hierarquia urbana.
Quais são os dois principais critérios estabelecidos para estabelecermos a categoria de uma cidade dentro da hierarquia urbana?
Soluções para a tarefa
Explicação:
hierarquia urbana é a maneira como as cidades organizam-se dentro de uma escala de subordinação. Na prática, ocorre quando vilas e cidades menores subordinam-se às cidades médias, e estas se subordinam às cidades grandes. Por meio da hierarquia urbana, pode-se conhecer a importância de uma cidade e a sua relação de subordinação ou influência sobre as outras que estão à sua volta.
Essa teoria não é estabelecida apenas pelo tamanho da cidade ou pelo contingente populacional, mas especialmente pela quantidade e variedade de bens e serviços oferecidos. Quanto maior é a sua importância no processo produtivo, maior é a sua colocação na hierarquia urbana.
Oi, tudo bem?
Resposta: Rede da cidade e a subordinação.
Explicação:
A hierarquia da cidade é a forma como uma cidade se organiza no âmbito de sua subordinação. Na prática, ocorre em pequenas cidades e cidades subordinadas às cidades de médio porte, e essas cidades estão subordinadas às grandes cidades. Por meio da hierarquia da cidade, pode-se entender a importância de uma cidade e sua filiação ou influência nas demais cidades do entorno.
Essa teoria depende não apenas do tamanho ou da população da cidade, mas também do número e tipos de bens e serviços oferecidos. Quanto maior sua importância no processo produtivo, maior sua posição na hierarquia urbana.
O conceito de hierarquia da cidade, especialmente agora, está vinculado ao conceito de rede da cidade, que nada mais é do que uma rede que constitui as relações econômicas, sociais e culturais de uma cidade.
---
Espero ter ajudado!