Hobbes se encontra no período entre os séculos 16 e 17. A natureza humana para Hobbes é má. O homem é mau, não presta. Essa tese se encontra na obra "O Leviatā", inspirada em uma figura mitológica, que é
uma serpente que fez um acordo com os homens. Na medida em que os homens não cumprem o acordo, a serpente vem e os devora",
Fábio Medeiros.
Questão: Sobre a filosofia de Hobbes, apresente
como a concepção do mau selvagem influenciou no modo como o pensador concebeu a formação da sociedade civil e fale como, para Hobbes, o estado deveria ser organizado.
Soluções para a tarefa
Para Hobbes, o estado de natureza é o estado de guerra, de todos contra todo e somente através de um contrato, que institui a um só tempo a paz e um Estado forte, no qual os súditos não têm direito a se opor ao soberano, é que os homens poderiam viver.
Hobbes explica por que ocorre a guerra de todos contra todos, justamente por sermos iguais, sempre desejamos mais uns que os outros. Da igualdade decorre uma concorrência, que na falta de um poder estatal se converte em guerra.
O “contrato social” surge em Hobbes como o ato simbólico, quando todos cedem voluntariamente sua liberdade à uma autoridade: “Um Estado é considerado instituído quando uma multidão de homens concorda e pactua que a um homem qualquer... pela maioria, o direito de representar a pessoa de todos eles, todos sem exceção,... devendo autorizar todos os atos e decisões desse homem...como se fossem seus próprios atos e decisões, a fim de poderem conviver pacificamente e serem protegidos dos restantes homens”.
Bons estudos!