História, perguntado por juliaoliveira823, 8 meses atrás

(História) Urgente!! Imagem do exercício: (apenas 1 pergunta)

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por anaalice2670
1

O Plano Cohen foi um suposto documento atribuído aos comunistas, que conteria um projeto para a derrubada do governo de Getúlio Vargas e a instauração de um regime comunista no Brasil.

A descoberta do plano, divulgada pelo governo no rádio no dia 30 de setembro de 1937, serviu como justificativa para a instauração de um governo de exceção.

A ameaça contida no Plano Cohen, semelhantemente à Intentona Comunista de 1935, definia de forma bastante detalhada, o desencadeamento de greves, manifestações, depredações, saques e até ataques a pessoas do governo.

Compreendido como um risco ao governo, a falsa descoberta do plano deu origem a um período de contra-revolução e anticomunismo que culminou no golpe do Estado Novo em 1º de novembro de 1937.


juliaoliveira823: Obg
anaalice2670: disponha ^_^
Respondido por Gabiamaroh
1

O Plano Cohen foi um documento forjado por militares brasileiros com a intenção de instaurar a ditadura do Estado Novo, em novembro de 1937

O período autoritário que ficou conhecido como Estado Novo teve início no dia 10 de novembro de 1937 com um golpe liderado pelo próprio presidente Getúlio Vargas e apoiado, entre outros, pelo general Góes Monteiro,quarenta dias após a divulgação do Plano Cohen, a ditadura do Estado Novo foi implantada no país. Com a crise do Estado Novo, em 1945, o mesmo general Góis Monteiro que ajudara a arquitetar o Golpe de 1937 passou a trabalhar para derrubar Vargas.


juliaoliveira823: Obg
Perguntas interessantes