História, perguntado por RicardoCx, 1 ano atrás

HISTORIA SÉCULO XVIII –UM SÉCULO DE MUDANÇAS AJUDA

Que regime político está implícito no doc. A?
Em que consite?
Qual a origem desse poder?
Qual a frase que mostra que o rei não pretende partilhar esse poder com ninguém?
O que significa centralização do poder.
Que poderes pode ter o rei concentrados em si?
Parece-te o que o regime político descrito no documento B é igual ao do doc. A? Porquê?

Doc. A -“Deus, que deu os reis aos homens, quis que eles fossem respeitados como seus lugares-tenentes, reservando para Ele o direito de julgar a sua conduta. É vontade de Deus que todos os súbditos obedeçam sem pensar. Resolvi não nomear primeiro-ministro para não entregar a outro a função de rei, ficando eu apenas com o título. Preferi, antes, distribuir por várias pessoas a tarefa de exercitarem as minhas ordens, para que a autoridade residisse toda em mim.”
Luís XIV, Memórias para a Instrução do Delfim

Doc. B - “A Inglaterra é, presentemente, o mais livre país do mundo, sem exceção alguma. Considero-o livre, porque o Rei não pode ordenar seja o que for ou seja contra quem for, sem se sujeitar às leis fundamentais do Estado. Se o Parlamento dispusesse, para além do poder legislativo, também do poder executivo, ele disporia de um poder absoluto. Assim, o poder é partilhado entre o Parlamento e o Rei.”
Montesquieu, Obras completas


Deiam-me respostas completas porfavor :P

Soluções para a tarefa

Respondido por Tábata121
4
No documento A está implícito o regime político absolutista. Que consiste na figura suprema e única do rei como líder de toda a sociedade, tendo assim o poder absoluto e inigualável. 
A frase que nos mostra que o rei não pode partilhar desse poder com ninguém é  ''Resolvi não nomear primeiro-ministro para não entregar a outro a função de rei, ficando eu apenas com o título''.
Centralização do poder significa que o poder é inigualável e não se reparte entre membros , ou seja, não possui a divisão dos poderes e o mesmo fica na mão de uma única e exclusiva pessoa, no caso o rei.
O rei pode ter os poderes econômicos, políticos e , em alguns casos, religiosos como aconteceu na Inglaterra. Ou seja, ele é detentor de todo o governo dentro da administração e também tem o total liberdade de governar segundo suas próprias regras e conceitos.
Não, apesar de tanto no documento A quanto no B se dirigir a formas de monarquias, o documento A deixa claro que o rei é absoluto, uma figura que detêm todo o poder não partilhando-o. Já o documento B deixa claro que na Inglaterra mesmo que se tenha um poder de monarquia tal sistema possui o poder dividido entre o Parlamento. 

Bons estudos :)



Perguntas interessantes