História e regras da natação paraolímpica
Soluções para a tarefa
A natação está presente no programa oficial de competições desde a primeira Paraolimpíada, em Roma, 1960.
A primeira participação brasileira no quadro de medalhas ocorreu em Stoke Mandeville em 1984 com a conquista de uma medalha de ouro, cinco de prata e uma de bronze.REGRAS GERAIS
Na natação paraolímpica, as regras gerais são as mesmas da natação convencional com algumas adaptações, principalmente quanto às saídas, viradas e chegadas e à orientação dos deficientes visuais.
As competições são divididas em categorias masculinas e femininas, respeitando os graus de deficiência de cada nadador, e as provas disputadas podem ser individuais ou em equipe de revezamento.
Os trajes de todos os concorrentes devem ser apropriados para o esporte e não devem ser alterados e/ou modificados para ajudar ou realçar o desempenho dos nadadores. Alguns atletas podem requerer o auxílio da equipe de apoio na borda da piscina durante a competição para ajudar na sua entrada e retirada da água.
Os protestos são possíveis se as regras e os regulamentos para condução da competição não forem observados e outras circunstâncias colocarem em perigo a competição e/ou os concorrentes.