História do Carnaval
O 3ntr1d0 chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está aí a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir daí o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
A terceira leitura, crítica ou avaliadora, tem como objetivo levar o leitor a fazer uma crítica do texto lido, que pode ser verificada em:
I. A respeito deste assunto, o autor amplia a discussão quando repassa a história do carnaval e destaca a existência de carnaval na Europa antes do carnaval do Brasil;
II. Os elementos novos que o autor estabelece pode ser visto quando trata do rei Momo como uma figura do carnaval europeu que é incorporado no carnaval brasileiro;
III. O autor não trata que o carnaval brasileiro tem características próprias, diferentes do carnaval da Europa;
IV. Comparando com a realidade, o autor não demonstra a presença dos negros e da comunidade mais pobre economicamente na formação do carnaval brasileiro;
V. Analisar a quantidade de parágrafos de texto;
Marque a alternativa correta:
V OU F PARA CADA QUESITO
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Física,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás