Artes, perguntado por pensador2215, 10 meses atrás

história de tezcatlipoca...​

Soluções para a tarefa

Respondido por silentium
3

Resposta:

A história do seu nascimento iniciou-se quando a Mãe dos Deuses se recolheu a uma caverna no Universo para dar à luz os planetas, quatrocentas pessoas do Norte e quatrocentas do Sul. ... Verificou-se ao nascer que essa criança era Tezcatlipoca e vinha armado como um guerreiro, tendo destruído todas as estrelas.

Respondido por 3691abril
1

Tezcatipolca

Tezcatipolca é, na Mitologia Nauatle (Aztecas, Toltecas, Olmecas, entre outros) um dos Deuses mais importantes.

O seu nome significa "Jaguar Negro".

Segundo as lendas, Tezcatipolca seria o Deus da Guerra. Quando os habitantes dos vários planetas do Universo anterior começaram a deixar de adorar os Deuses e entraram em guerra uns com os outros, Tezcatipolca foi o único que tratou de arranjar uma solução que evitasse o fim desse Universo, já que os Deuses necessitavam de se alimentar de sangue doado em sacrifícios para que conseguissem manter o Universo.

Tezcatipolca foi para essa mesma guerra, com o intuito de resolver o conflito de uma vez por todas, mas de nada lhe valeu, pois, não só não conseguiu acabar com a guerra, como foi morto e esse Universo teve fim.

Assim, ficou apenas escuridão, e os Deuses, que ficaram proibidos de se reproduzir. Também restou um guerreiro humano que continuou sempre a adorar os Deuses e morreu a defender o seu povo, chamado Huitzilopochtli, mas essa é outra história.

Porém, passado algum tempo, a Deusa-Virgem Calíope, devido a Forças superiores aos Deuses, teve dois gémeos, Quetzalcoátl e Xólotl. No momento em que estes dois nasceram, surgiu um novo Universo, o atual. Primeiro as galáxias, depois as estrelas, e, no mesmo instante em que os Deuses começavam a criar alguns planetas, Tezcatipolca renasceu, com as cicatrizes da guerra, num buraco negro, e começou logo a destruir algumas das estrelas.

Tezcatipolca passou a achar que não havia qualquer sentido para existir um Universo, pois os seus habitantes, mais tarde ou mais cedo, acabavam sempre por destrui-lo.

Assim, tornou-se o Deus da Destruição, tendo sido o seu lugar de Deus da Guerra substituído por Huitzilopochtli. Por onde quer que passasse, deixava um rasto de destruição. Passou a ser o responsável, direto ou indireto, pela destruição de diversos planetas com vida inteligente, e tornou-se o maior antagonista de Quetzalcoátl.

Quetzalcoátl, criador da Terra e Deus do Vento, e Tezcatipolca passaram a estar em constante conflito. Existem diversas lendas dos conflitos entre Quetzalcoátl e Tezcatipolca, porém, nunca vence nenhum.

Tezcatipolca foi também o Protetor dos Olmecas.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, escreve nos comentários que eu respondo.

Bons esstudos!

Anexos:
Perguntas interessantes