Química, perguntado por helpquimica, 1 ano atrás

História da tinta

É muito difícil estabelecer uma data para o surgimento da tinta. O homem não estava procurando criar ou inventar algo que embelezasse ou protegesse sua casa quando a tinta surgiu, mesmo porque, naqula época, ele ainda morava em cavernas.

Foi graças à incessante necessidade do homem expressar os seus pensamentos, emoções e a cultura de seu povo que ela foi descoberta. De início, as tintas tiveram um papel puramente estético. Somente mais tarde, quando introduzidas em países do norte da América e da Europa, onde as condições climáticas eram mais severas, o aspecto “proteção” ganharia maior importância. (...)

Os povos pré-históricos fabricavam tintas moendo materiais coloridos como plantas e argila em pó, e adicionando água. A técnica empregada era simples, pois as cores eram preparadas com os próprios dedos e algumas vezes prensadas entre pedras. Usavam-na para a decoração de suas cavernas e tumbas, e sobre seus corpos. (...)

As primeiras tintas de escrever foram provavelmente inventadas pelos antigos egípcios e chineses. As datas exatas dessa invenção são desconhecidas. Manuscritos de cerca de 2000 a.C. comprovam que os chineses já conheciam e utilizavam nanquim.

A fabricação das tintas vem se aprimorando constantemente.Muitas das tintas são fabricadas a partir de corantes naturais como o carmim, o urucum, a curcumina, a betalaína (beterraba) e a clorofila.
 
Analise a estrutura molecular do Carmim:

São consideradas funções orgânicas presentes na estrutura do carmim, exceto
a) Álcool.
b) Fenol.
c) Ácido Carboxílico.
d) Cetona.
e) Éster.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por carolinasiq
1
Alternativa e) Éster

Justificativa: Observando a estrutura do Carmim, constatamos que as únicas funções orgânicas presentes são: Álcool, Fenol, Cetona, Ácido Carboxílico e Éter. Logo vemos que não há presença do Éster. (Segue em anexo a imagem)

Anexos:
Respondido por ElBatata
2
A resposta certa é a letra e)Éster. Logo no começo da molécula já se encontra um álcool, que são as hidroxilas ligadas aos carbonos saturados do hexano no começo, e o éter no mesmo hexano. Que é o oxigênio separando os carbonos.
Depois percebe-se os fenois que são as hidroxilas ligadas ao anel benzênico. Ao lado existem duas cetonas (oxigênio em ligação dupla com um carbono saturado) ligadas ao hexano e por fim a carboxila no último anel aromático.
Perguntas interessantes