História, perguntado por jennifersilva47, 1 ano atrás

Quais são as principais críticas que Thomas Morus fez ao contexto inglês no século XVI, ao descrever a ilha de Utopia?

Soluções para a tarefa

Respondido por AliceLetícia
276
 Na Utopia, Morus faz uma sátira a todas as instituições da época, edifica uma sociedade imaginária, ideal, sem propriedade privada, com absoluta comunidade de bens e do solo, sem antagonismos entre a cidade e o campo, sem trabalho assalariado, sem gastos supérfluos e luxos excessivos, com o Estado como órgão administrador da produção, etc. 

- Espero ter ajudado, bons estudos
Respondido por EduardoPLopes
8

Ao descrever a ilha de Utopia, Morus criticou o modo como os governantes absolutos exerciam o seu poder, de modo a beneficiar poucos e prejudicar a muitos, com uma divisão desigual dos bens sociais e com injustiças que se repetiam.

Em Utopia - literalmente, "lugar nenhum" - o poder, ao contrário de centralizado em um, era compartilhado por todos. As terras, ao invés de pertencerem desigualmente a poucos senhores, pertenciam igualmente a todos. Não havia fome e nem guerras, pois os discursos eram divididos de acordo com a necessidade, e havia liberdade de culto religioso nas diferentes regiões da Ilha, de modo que não havia possibilidade de guerra civil.

A obra, assim, apesar de seu caráter fantástico e mirabolante era uma crítica ao Absolutismo Inglês, que só seria expulso do trono no Século XVII, pelos revolucionários ingleses.

Mais sobre Utopia em:

https://brainly.com.br/tarefa/4640145

Anexos:
Perguntas interessantes