História da reflexológia
Soluções para a tarefa
A história da Reflexologia tem cerca de 5 mil anos, sabe-se que os chineses, os japoneses e os egípcios começaram com essa técnica no início da medicina.
Na China, as virtudes terapêuticas dessa disciplina, freqüentemente usadas em conjunto com a acupuntura, eram bem conhecidas.
Também existem, até hoje, papiros que mostram como era comum entre os egípcios praticar massagens nos pés, com as técnicas que agora chamamos de Reflexologia, bem como o uso da Reflexologia nas mãos.
Podemos considerar a reflexologiacomo o mais antigo modo intuitivo de autocura. O homem primitivo que andava descalço estimulava continuamente os reflexos de cada parte de seu corpo localizada nos pés.
A reflexologia no Ocidente foi iniciado pelo Dr. William Fitzgerald, que, estudando o sistema de energia descrito pela medicina tradicional chinesa, promove uma terapia baseada em tratamento de zonas reflexas, nas linhas de ligação de energia elementos longitudinais que atravessam o corpo dos pés à cabeça.
Seus estudos levaram-no à conclusão de que, exercendo pressão sobre certos pontos (principalmente nos pés), um equilíbrio fisiológico foi alcançado em outras áreas do corpo.
Seguindo essas práticas, o Dr. Riley, amigo pessoal e defensor de Fitzgerald, contribuiu para a difusão da reflexologia de maneira decisiva. Um discípulo de Riley, Eunice Ingham, uma massagista americana, adotou o método e o experimentou, mesmo com um diagrama mais sistemático. Pode ser considerado como a mãe da reflexologia moderna.
Ingham ficou fascinada com essa prática terapêutica ao apresentá-la ao hospital onde trabalhava. Os resultados foram muito animadores, uma vez que os pacientes nos quais ele aplicou seu conhecimento, manifestaram reduções de dor, melhoraram a mobilidade e a recuperação natural.
Com o passar do tempo, a medicina tradicional aceitou e adotou técnicas reflexológicas, sendo reconhecido como um meio de curar alguns distúrbios e é usado como suporte no tratamento de um grande número de doenças.
Hoje, centenas de instituições de ensino em todo o mundo ensinam e aplicam a Reflexologia como uma técnica eficaz que está a serviço da saúde.
Cada osso, músculo, órgão ou sistema pode ser tratado através de massagem de reflexologia e ter um efeito direto no corpo.
A Reflexologia é usado em clínicas e hospitais em vários países, como a Dinamarca, Suécia, Finlândia, Cingapura, Israel e EUA, como uma terapia de medicina complementar.
espero ter ajudado!!