Artes, perguntado por micherga22, 1 ano atrás

historia da festa junina do Amapá (AP) = Macapá

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardacorrea122017
7

Resposta:ORIGEM

A FESTA JUNINA NO AMAPÁ

No Amapá, as manifestações juninas chegaram com a migração de nordestinos no ciclo da borracha, com a proposta de desenvolvimento da Amazônia, quando muitos nordestinos migraram em busca de melhores condições de vida, e com a criação do território federal do Amapá em 1943.

Para a difusão dessa manifestação popular, citamos dois folcloristas muito conhecido pelo povo Amapaense , o senador Júlio dos Santos Carrera, popular Júlio; e o senhor Manoel Ferreira, conhecido Biroba. Ambos desenvolviam trabalhos voluntários na comunidade.

Conforme o fluxo de migração de região para região adaptaram-se os valores culturais predominantes que passaram a fazer parte da festa junina no Amapá:

COMIDAS TÍPICAS – tacacá, vatapá, maniçoba, canjiquinha, mingau de milho e de arroz, bolo de macaxeira, beijo de moça, cocada, tapioquinha, gengibirra ( embora pouco difundida ), caruru, pamonha e outros.

 

BRINCADEIRAS – balões, fogueiras, adivinhações, passar na fogueira (compadre e comadre ), contra-danças de quadrilha ( dança com coreografia ), forró ( música ), subir no pau de cebo, misse caipira com venda de votos, casamento na roça(dramatização), além de representações dramáticas de cordões de pássaros e boi-bumbá e outros.

OS SANTOS JUNINOS

SANTO ANTÔNIO – comemora-se no dia 13 de junho, lembrando a data de sua canonização em Pádua na Itália. Nasceu em Lisboa, foi padre Franciscano, lutou pelos direitos das mulheres na família. Nas primeiras horas desse dia, segundo os tradicionais costumes, as moças solteiras fazem simpatias e adivinhações envolvendo o Santo casamenteiro, como é conhecido.

SÃO JOÃO – comemora-se no dia 24 de junho em homenagem a São João Batista, que segundo o cristianismo, foi o profeta que veio antes de Jesus, preparou a chegada do filho de Deus, o batizou e ensinou ao povo o batismo de penitência, de arrependimento e remissão dos pecados. Morrendo decapitado após se posicionar contra o julgo de seus poderosos de seu tempo.

SÃO PEDRO – comemora-se no dia 29 de junho em homenagem a Simão Pedro, o pescador profeta de Jesus. Ao subir ao céu ( Ascensão ), segundo o cristianismo, Jesus nomeou Pedro a cuidar de todas as ovelhas e carneiros, assim a Igreja Católica o considera o primeiro Papa. São Pedro foi preso e condenado a morte em Roma, morreu pregado numa cruz de cabeça para baixo.

 

Perguntas interessantes