Química, perguntado por extasssy, 1 ano atrás

Hidrogênio e dióxido de carbono a 986 ºC reagem a uma temperatura elevada formando água em monóxido de carbono, de acordo com a reação abaixo:
H2(g) + CO2(g)  H2O(l) + CO(g)

As medições em laboratório mostram que existe 0,11 mol de cada CO e vapor de H2O e 0,078 mol de cada H2 e CO2, em equilíbrio, em um frasco de 1,5 L. Calcule a constante de equilíbrio para a reação e assinale a alternativa correta. Não esquecer de sempre manipular os cálculos utilizando três algarismos significativos.
a) K = 1,30
b) K = 1,99
c) K = 1,60
d) K = 5,82
e) K = 1,00


extasssy: o meu deu 0,712 mol;l
extasssy: Acho que crtz está errado..
flaviotheodore: Kc é adimensional
flaviotheodore: você precisa pegar os valores do equilíbrio e dividi-los por 1,5, que é o volume do recipiente e depois jogar esses valores na equação do Kc
flaviotheodore: basicamente é isso. mas meu resultado está duvidoso...
extasssy: Ah sim, muito obrigado ai pela ajuda
extasssy: Valeu!
flaviotheodore: provavelmente algum tutor logo responde corretamente pra você
flaviotheodore: desculpe por não poder ajudar
extasssy: Tudo bem mano, Obrigado! A resposta do cara ai confere?

Soluções para a tarefa

Respondido por FlavioJunyor
3
A reação é:
H2(g) + CO2(g) -->  H2O(l) + CO(g)
A constante de equilíbrio K (Kc) pode ser calculada por:
 Kc= [C(H2O)xC(CO)]/[(C(H2)xC(CO2)]

É dado o número de mols e o volume do frasco. Concentração é calculado por: C=n/V.  Como o V (volume) é igual para todos, podemos usar direto os números de mols no lugar das concentrações:

Kc= (0,11 x 0,11)/(0,078 x 0,078)=1,99

Alternativa correta: Letra B.

Espero ter ajudado =)
Anexos:

FlavioJunyor: O que é dado não é concentração, é número de mols. Usando os volumes ou não o calculo dará no mesmo. O fator de ter dado 1,97 em vez de 1,99 provavelmente foi por questões de arredondamento.
flaviotheodore: Eu entendo seu cálculo, porém não entendo por que o exercício fornece o volume do recipiente sendo que ele é ignorado no cálculo. ou existe algum caso em que o volume do recipiente é variável?
flaviotheodore: Eu escrevi errado: calculei número de mols pelo volume do recipiente
flaviotheodore: dividi*
FlavioJunyor: O volume ser variável ou não não importa, ele é uma variável usada para TODOS os componentes gasosos no calculo da concentração (pois a reação é em fase gasosa). Lembre-se que a reação já esta em equilíbrio, então independente do volume ser variável ou não, no ponto de equilíbrio ela será constante.
FlavioJunyor: Se houver um trabalho externo (compressão ou expansão) modificando o volume, a reação atingirá um novo equilíbrio termodinâmico, assim com uma nova temperatura que influenciará as constantes da reação, [lembrando que Kc=K(reação direta)/K(reação inversa)], consequentemente influenciando as concentrações e Kc.
FlavioJunyor: No caso da questão existe dois mols de reagentes que geram dois mols de produtos, por isso não faz diferença usar o valor do volume. Se o número de mols entre produtos e reagentes fosse diferente, teríamos que usar o volume para calcular as concentrações antes.
FlavioJunyor: É interessante notar que neste caso é dado ainda a temperatura além do volume, mas são apenas informações extras (que é normal ter em perguntas, o dado esta ali, mas não que seja necessário), neste caso é para induzir o aluno a querer calcular o Kp em vez do Kc, que neste caso dará o mesmo valor de Kc, afinal todos são gases (a água está como vapor) e o número de mols entre produtos e reagentes é igual.
FlavioJunyor: Caso faça o calculo, chegará nos mesmos 1,99, pois a pressão total será 25,88 e as pressões parciais serão 7,57 (de cada produto) e 5,37 (de cada reagente), Kp=(7,57.7,57)/(5,37.5,37)= 1,99.
flaviotheodore: Ok!
Perguntas interessantes