Heródoto, considerado o primeiro historiador, que viveu entre 485 a.C. e 420 a.C., é lembrado também, por ter pronunciado uma frase: “O Egito é uma dádiva do Nilo.” O que será que ele quis dizer nesta frase? Assinale a resposta correta. *
1 ponto
a) O Nilo não era importante para a formação do povo egípcio.
b) Era um perigo morar próximo do rio Nilo, pois a qualquer momento o rio poderia transbordar, destruir as casas, plantações e matar muitas pessoas.
c) Todos os anos durante as cheias, o rio transborda e fertiliza as margens deixando-as férteis próprias para praticar a agricultura.
d) O rio Nilo não serve para nada, pois suas águas estão poluídas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
c)
Explicação:
O Egito é uma dádiva do Nilo” é uma frase escrita no século V a.C., pelo geógrafo e historiador grego Heródoto. A frase significa que o Rio Nilo, um grande rio do nordeste africano, possibilitou o desenvolvimento do Antigo Egito que cresceu às suas margens.
Através de um sistema hidráulico aproveitava-se a água abundante para o cultivo da agricultura, o que seria impossível sem a presença das águas do rio, já que a região é composta predominantemente por zonas de deserto.
Portanto, com essa frase Heródoto registrou que a existência do Rio Nilo é a fonte da vida e do desenvolvimento do país.
Perguntas interessantes