Herdamos muitos valores de nosso ambiente familiar. Sempre existe a colocação de que a educação começa em casa. Não se pode duvidar de que o ambiente onde somos gerados e formados em nossa primeira infância transmite uma quantidade significativa de valores que irão nortear nossa vida. Uma família intensamente religiosa influencia neste sentido seus filhos. O que não significa que todos os membros da família irão seguir o mesmo comportamento. A partir desse exemplo, como podemos entender a diferenciação entre a moral e a ética? Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correspondente:
1. A família influencia muito pouco a vida dos indivíduos. Nossos atos são determinados por uma compreensão pessoal dos valores sociais. Se a religiosidade existe dentro do ambiente familiar ela não, necessariamente, tem que se impor sobre os membros da família. A afirmação no enunciado é um engano.
2. O valor moral advém da religiosidade, no caso da família. A visão religiosa é que permeia os valores e relações que a família estabelece. Não cumpri-los, naquele ambiente, leva a restrições, ações punitivas ou desvalorização de atos.
3. Mesmo tendo uma imposição de valor moral religioso na família, com o passar do tempo podem ser acessados outros valores morais e estes podem dar outras alternativas de comportamento. Isto é uma questão de sentido que cada um dá ao seu comportamento, uma questão Ética.
4. O patriarcalismo familiar, o provedor masculino, é um valor moral que está sendo revisto e já significativamente alterado. O homem não tem que responder e se comprometer sozinho a sustentar e administrar a família.
Somente as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.
Somente as alternativas 2, 3 e 4 estão corretas.
Somente as alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.
Somente as alternativas 1, 3 e 4 estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Ao meu humilde ver, a penúltima alternativa está mais coerente com o contexto, no entanto há algumas ressalvas.
Perguntas interessantes